Descubra alguns fatos interessantes sobre produções que já ganharam o prêmio máximo de Hollywood
Os fãs de cinema estão na contagem regressiva para a mais importante premiação de Hollywood: o Oscar® 2022. Alguns dos títulos que concorrem este ano já estão disponíveis para os assinantes do Star+, tais como O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley) e Free Guy – Assumindo o Controle.
Enquanto a lista oficial de vencedores não é publicada, confira algumas curiosidades sobre outras produções premiadas anteriormente pelo Oscar® e que são sucessos arrebatadores até hoje. Elas também estão disponíveis no serviço de streaming.
Vencedores do Oscar®: Titanic

Não há como falar em curiosidades sobre vencedores do Oscar® e não lembrar de pronto de Titanic. O longa, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, em 1997, é um dos mais premiados em toda a história.
Ao todo, a produção concorreu em 14 diferentes categorias, tendo levado 11 estatuetas. Dentre elas, a de Melhor Filme, de Melhor Diretor para James Cameron, e de Melhor Canção Original para “My Heart Will Go On”, imortalizada na voz de Céline Dion.
Mas as curiosidades sobre o longa não param por aí. Exceto nos créditos iniciais e finais, e nas cenas que ocorrem no “presente”, o tempo de duração de toda a trama ambientado no ano de 1912, quando o Titanic naufragou, é de 2h40. Curiosamente, esse foi o tempo exato que o navio levou para afundar na realidade. Já a colisão com o iceberg teria durado 37 segundos, que é exatamente o tempo de duração da cena da colisão no filme. Curioso, não?
Vencedores do Oscar®: Her
Apesar de ter sido indicado em cinco categorias, o filme dirigido por Spike Jonze e estrelado por Joaquin Phoenix ganhou apenas uma: Melhor Roteiro Original. Mesmo assim, a história do relacionamento entre um homem solitário e sua assistente virtual conquistou a crítica e tem uma legião de fãs até hoje. Curiosamente, este é o único filme escrito e dirigido pelo próprio Spike Jonze.
Outro fato interessante é que, em 2003, Sofia Coppola ganhou o Oscar® de Melhor Roteiro Original por Encontros e Desencontros, levemente inspirado em sua relação com o então marido, Spike Jonze. Dez anos depois, foi a vez de Jonze ganhar o mesmo prêmio por Her, que também traz um relacionamento em crise, como aconteceu com o casamento entre os dois. Outro detalhe: os dois filmes são estrelados por Scarlett Johansson.
Já Joaquin Phoenix e a atriz Rooney Mara foram os atores a dar vida ao casal cujo relacionamento vai mal no filme. Na vida real, eles estão juntos e tiveram um filho em 2021.
Vencedores do Oscar®: Bohemian Rhapsody

A cinebiografia de Freddie Mercury também se destacou na cerimônia do Oscar® em 2019. Das cinco categorias em que concorreu, o longa ganhou quatro: Melhor Ator para Rami Malek como o icônico vocalista do Queen; e ainda os prêmios de Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Por falar em Rami Malek, ele não foi a primeira escolha para o filme. Os rascunhos iniciais foram pensados no ator Sacha Baron-Cohen como Freddie Mercury. Divergências de produção acabaram levando o nome de Cohen a ser recusado. E só depois Malek foi confirmado no papel principal.
Ao ganhar o Oscar®, Malek também se tornou o primeiro ator de ascendência árabe e muçulmana a ser indicado – e vencer! – em uma categoria de atuação.
Vencedores do Oscar®: Birdman

Dirigido por Alejandro G. Iñarritu, o longa recebeu nove indicações ao Oscar® em 2015, tendo conquistado quatro estatuetas, dentre elas a de Melhor Filme.
Birdman traz uma peculiaridade interessante: como todo o elenco precisou ensaiar bastante para realizar as filmagens em tomadas longas, a edição do filme durou somente duas semanas.
Apenas 16 cortes podem ser observados ao longo de todo o filme. Já no trailer divulgado durante a promoção da obra, foram mais de 30 cortes em apenas um minuto e quarenta e sete segundos.
A produção também foi a primeira vencedora do Oscar® de Melhor Filme a ser gravada totalmente de forma digital. Os vencedores anteriores foram filmados inteiramente (ou em parte) em película.
Vencedores do Oscar®: A Forma da Água

O filme foi indicado em 13 diferentes categorias, mas acabou levando apenas quatro estatuetas para casa. Dentre elas, a de Melhor Filme. Com um orçamento de US$19 milhões, o longa arrecadou cerca de US$194 milhões em todo o mundo.
O diretor do filme, Guillermo Del Toro, contou que nunca pensou em ninguém além da atriz Sally Hawkins para a protagonista. E que se o filme tivesse sido um fracasso, ele teria desistido de vez da carreira cinematográfica de tão pessoal que era seu envolvimento com a produção.
Outra curiosidade é que o visual da criatura aquática foi influenciado por um filme clássico o qual teve inspiração em um peixe que vive no Rio Amazonas, no Brasil.