A estrela do sucesso O Menu foi descoberta aos 16 anos e possui tripla cidadania. Conheça algumas curiosidades sobre a atriz e confira uma ótima seleção de filmes para conferir seu talento.
Uma das atrizes que vem se destacando cada vez mais em Hollywood é a jovem de 26 anos, Anya Taylor-Joy, que estrelou o sucesso que chegou ao Star+ recentemente: O Menu.
Nascida em Miami, na Flórida (Estados Unidos), mas criada em Buenos Aires (Argentina) e tendo depois vivido Londres (na Inglaterra), Anya Taylor-Joy brilhou em filmes dos diretores M. Night Shyamalan e David O. Russell e possui alguns de seus filmes mais famosos disponíveis no Star+.
Descoberta enquanto andava pelas ruas de Londres, quando tinha apenas 16 anos, Anya Taylor-Joy começou sua carreira como modelo antes de se tornar atriz. Seus papéis se tornaram mais populares nos filmes de terror, dando a ela o título na imprensa mundial de “scream queen”, algo que a atriz já provou que seu talento vai além, pois tem muita habilidade também para a comédia e o drama.

Anya Taylor-Joy tem tripla cidadania
Nascida nos Estados Unidos, em Miami, Anya é filha de uma fotógrafa e designer de interiores anglo-espanhola e de um banqueiro escocês-argentino, e por conta disso Anya Taylor-Joy mudou-se para a Argentina ainda bem pequena com a família.
Aos seis anos, ela se mudou para Londres, cidade em que realizou a maior parte de seus estudos. “Quando eu era mais jovem, não sentia que me encaixava em lugar nenhum. Eu era inglesa demais para ser argentina, argentina demais para ser inglesa, americana demais para ser qualquer coisa”, contou a atriz ao jornal inglês Evening Standard, em 2017.
Sua primeira língua foi o espanhol e mesmo quando se mudou para Londres, ela se recusava a falar inglês pois queria convencer sua família de retornar à Argentina, disse Anya ao canal britânico BBC.
Anya Taylor-Joy passou por momentos de insegurança
A atriz também contou em uma entrevistas para o jornal britânico The Sun que sofreu bullying quando era adolescente devido à sua aparência. Seus olhos, por serem um pouco afastados, rendiam muitos apelidos e ela se sentia excluída pelos colegas. “Até hoje tenho dificuldade em me achar bonita”, contou.
Segundo Anya Taylor-Joy, é difícil para ela ver a si mesma estrelando filmes. Por isso, ela evita assistí-los no cinema. “Não vou ver meus próprios filmes”, revelou.
Confira, a seguir, os principais filmes da atriz no catálogo do Star+:

Anya Taylor-Joy no Star+: O Menu
Anya Taylor-Joy estrela, ao lado de Nicholas Hoult, o filme O Menu (2022), do diretor Mark Mylod, que tem feito sucesso com o público ao unir terror e crítica ácida. No longa, acompanhamos um jovem casal que viaja para um restaurante em uma ilha remota administrado por um chef famoso.
Margot (Taylor-Joy) é convidada pelo jovem rico Tyler (Hoult) para viajar com ele e um grupo de outros amantes da alta gastronomia para uma ilha para provar um menu especial de um restaurante exclusivo do chef Julian Slowik (Ralph Fiennes).
Desde o início, Margot estranha tudo e todos – especialmente o comportamento do enigmático chef de cozinha. Mas logo a jovem descobre que surpresas muito mais perigosas e impactantes ainda estão por vir, incluindo um grande segredo que Tyler está escondendo.

Anya Taylor-Joy no Star+: Amsterdam
Entre o elenco recheado de estrelas de Amsterdam (2022) está Anya Taylor-Joy. Dirigido por David O. Russell, o filme nos faz desvendar uma trama de mistério contra os Estados Unidos quando três amigos, interpretados por Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington, se envolvem acidentalmente no assassinato de um político importante.
Acusados da morte do homem, os três precisam correr para descobrir quem está por trás do crime. Enquanto fazem isso, eles cruzam caminho com diversos personagens exóticos, interpretados atores como Rami Malek, Taylor Swift, Robert De Niro, Mike Myers, Zoe Saldana, Chris Rock e, obviamente, Anya Taylor-Joy – que interpreta Libby Voze.

Anya Taylor-Joy no Star+: Fragmentado
Um dos filmes de maior sucesso do famoso diretor de suspenses M. Night Shyamalan são também responsáveis por tornar Anya Taylor-Joy bem conhecida junto ao público do gênero: Fragmentado (2017), longa que conta também com uma grande atuação de James McAvoy.
Em plena luz do dia, depois de uma festa de aniversário em um shopping, a adolescente Casey Cooke (Taylor-Joy) e suas colegas de classe são raptadas por Dennis/Kevin (McAvoy), um homem que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade.
Não uma, mas vinte e três personalidades distintas e reprimidas residem dentro de Kevin. Acontece que algumas identidades são mais sinistras e perigosas que outras. Aos poucos, vamos entendendo que o sequestro das três garotas é uma preparação para o surgimento da 24ª personalidade, denominada, ameaçadoramente, de Besta.

Anya Taylor-Joy no Star+: Vidro
A sequência do filme Fragmentado é o longa que fecha a trilogia de suspense criada por M. Night Shyamalan, chamado Vidro (2019). O longa mostra como David Dunn (Bruce Willis), de Corpo Fechado (2000), tenta encontrar o perigoso Kevin (McAvoy).
As coisas se complicam quando ele e Casey (Anya Taylor-Joy) encontram a psiquiatra Ellie Staple (Sarah Paulson), que faz parte de uma organização focada em convencer aqueles que acreditam ser sobre-humanos que tudo não passa de um delírio.
Eles são levados para Raven Hill Memorial, onde um sedado Elijah Price, também conhecido como “Vidro” (Samuel L. Jackson), com quem Dunn lutou anteriormente há mais de uma década, está detido. Agora, eles precisam dar um jeito de convencer Staple de que o perigo é real e está chegando.

Anya Taylor-Joy no Star+: Morgan
Neste thriller de ficção científica dirigido por Luke Scott, Anya Taylor-Joy estrela como a personagem-título Morgan (2016), um estranho organismo de inteligência artificial que pode se desenvolver para algo mais sinistro.
Lee Weathers (Kate Mara) é uma especialista em gerenciamento de riscos na empresa de engenharia genética SynSect. Ela está desenvolvendo seu mais novo projeto, o L-9, um ser artificial com DNA sintético infundido em nanotecnologia que justamente é Morgan.
O "organismo biológico híbrido com capacidade de tomada de decisão autônoma e respostas emocionais sofisticadas" é mais inteligente que os humanos e amadurece rapidamente, andando e falando em um mês e se tornando uma adolescente com apenas cinco anos de idade.