Graças a Miep Gies, o mundo teve acesso a O Diário de Anne Frank e pôde conhecer um dos registros mais marcantes dos horrores do nazismo.
Em um dos períodos mais sombrios da história da humanidade, a coragem e a bondade de muitas pessoas precisam ser reconhecidas, como bem mostra a série A Small Light, disponível no Star+ e também no Disney+.
A produção da National Geographic narra as memórias de Miep Gies (Bel Powley), uma jovem determinada que escondeu famílias judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Entre as pessoas que ela ajudou, estava Anne Frank (papel de Billie Boullet), a jovem autora de O Diário de Anne Frank, um dos livros mais famosos do mundo.
A seguir, saiba mais sobre Miep Gies e a sua importância histórica.

Qual a história real de Miep Gies
Miep Gies nasceu em 15 de fevereiro de 1909, em Viena, na Áustria, com o nome de Hermine Santrouschitz, segundo o site da Casa de Anne Frank, museu localizado em Amsterdã, na Holanda, que se dedica a preservar a memória desse período histórico.
Enviada pela família ainda criança para viver uma vida melhor com pais adotivos na Holanda, Miep morou, primeiramente, na cidade de Leiden e depois em Amsterdã. Já adulta, começou a trabalhar como secretária do empresário Otto Frank (vivido na série por Liev Schreiber), o pai de Anne Frank.
Em meio à perseguição que os judeus sofriam pelos nazistas, Miep ajudou a família Frank a se esconder e levava alimentos e mantimentos para eles. “Miep pega e carrega muitas coisas. Quase todos os dias ela consegue comprar alguns legumes para nós e traz tudo em sacolas de compras em sua bicicleta”, escreveu Anne Frank em seu famoso diário, segundo o site do museu que leva o nome da jovem.
Ao fazer isso, Miep estava arriscando a sua própria vida, já que também poderia ser presa e morta pelos nazistas.
Infelizmente, o esconderijo em Amsterdã acabou descoberto e as pessoas que estavam ali foram capturadas. Miep, no entanto, conseguiu guardar o diário escrito por Anne Frank (que morreu com apenas 15 anos em um campo de concentração) e fez com que sua história fosse conhecida por gerações do mundo inteiro.
Intérprete de Miep em A Small Light, a atriz Bel Powley disse que se identificou facilmente com a sua personalidade. “Achei a personagem de Miep de fácil identificação para uma mulher jovem. Ela era uma garota normal, que adorava dançar, sair com as amigas, uma jovem independente que se viu em meio a circunstâncias extremas”, disse ela para o The Official Disney Fan Club.
“Ela é alguém com quem você pode criar uma conexão e até se enxergar em seu lugar”, complementa Susanna Fogel, diretora e produtora executiva da série, de acordo com o mesmo site.
Miep Gies viveu até os 100 anos de idade, falecendo em 11 de janeiro de 2010. Ela deixou um exemplo inspirador de que é possível ser bom e solidário até mesmo nas situações mais difíceis e perigosas.
Saiba mais sobre Miep Gies em A Small Light
Para saber mais sobre essa verdadeira heroína, não perca os episódios de A Small Light no Star+ e no Disney+.