Conheça a mente por trás das histórias de Claire, Jamie e suas viagens no tempo.
Com sua sexta temporada disponível exclusivamente no Star+, a série Outlander continua surpreendendo o público. Misturando romance, drama histórico, ficção e viagens no tempo, a produção foi inspirada em uma série de livros escrita por Diana Gabaldon. A seguir, conheça um pouco mais sobre a autora:
Quem é Diana Gabaldon, autora de Outlander
Nascida em 11 de janeiro de 1952, Diana Gabaldon nasceu na cidade de Williams, no Arizona, Estados Unidos. Ela é casada com Doug Watkins, com quem tem três filhos. Formada em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia, Gabaldon também possui um diploma honorário como Doutora em Letras Humanas. Ela foi professora universitária por mais de dez anos antes de se dedicar totalmente à escrita.
Muito antes de seu sucesso com a saga Outlander, Diana chegou a escrever livros didáticos e trabalhou como editora e colaboradora em revistas e periódicos científicos. Curiosamente, ela também é apaixonada por quadrinhos, tendo escrito alguns roteiros de HQ para a Disney.

Como Diana Gabaldon criou a história de Outlander
De acordo com a própria autora, o primeiro livro da saga, “A Viajante no Tempo” começou a ser desenvolvido em 6 de março de 1988. Ela considera a data como um “aniversário de escrita”.
Mesmo sem ter origem escocesa ou ser enfermeira, a imaginação e criatividade de Gabaldon, aliadas ao seu conhecimento acadêmico em botânica e biologia, lhe deram base para criar a enfermeira Claire, ponto inicial de sua obra. E suas habilidades de pesquisa preencheram as lacunas para que o universo de Outlander começasse a ganhar forma.
A ideia, a princípio, era criar um romance histórico simples, sem as viagens no tempo. Porém, ela acabou mudando de ideia logo no começo, quando passou a desenvolver o personagem de Claire. Como a enfermeira tinha pensamentos modernos para a localização histórica na qual Gabaldon queria situar o romance, ela acabou inventando as viagens no tempo para que tudo fizesse mais sentido.
Já a escolha da Escócia pré-jacobita como cenário para Outlander se deve a um curioso episódio de uma série que também fala de viagens no tempo, em que um dos personagens secundários é um jovem escocês de 1745 que aparece usando um kilt. “Bom, isso é atraente. Por quê não? Escócia, século 18... E foi assim que eu comecei, sem saber nada sobre a Escócia ou o século 18, sem enredo, sem sinopse, sem personagens, nada além de imagens um tanto quanto vagas invocadas por um homem usando kilt”, contou a escritora em seu site.

Quais obras Diana Gabaldon escreveu além de Outlander
Não há dúvidas de que seu maior sucesso seja a saga Outlander, iniciada em 1991 com o livro “Outlander - A Viajante do Tempo”. Os livros já foram publicados em 26 países e 23 idiomas.
Mas além desta saga, Gabaldon também retornou às suas origens nos quadrinhos e lançou a graphic novel “The Exile: an Outlander graphic novel”, que se situa dentro do universo de Outlander, mas que traz a história contada pela perspectiva de Jamie e seu padrinho, Murtagh.
A autora desenvolveu ainda uma série de livros derivada de sua obra mais famosa, focada no personagem de Lord John Gray: “Lord John and the Private Matter”; “Lord John and the Brotherhood of the Blade”; “Lord John And the Hand of Devils” e “The Scottish Prisoner”.

Em que Diana Gabaldon está trabalhando agora
Até agora, nove livros da saga Outlander foram escritos por Diana Gabaldon e publicados. Isso sem mencionar os projetos paralelos e derivados mencionados acima.
Atualmente, a autora está trabalhando no décimo e último livro da saga, ainda sem nome definido. Ela também se dedica a uma história antecedente ao que foi publicado na saga, na qual provavelmente explique sobre as origens de alguns dos personagens favoritos do público.