A série Lost fez sucesso de 2004 a 2010 com muita ação e suspense. Descubra aqui qual era o maior mistério que a ilha guardava. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Estão disponíveis no Star+ todas as seis temporadas de Lost. A série foi um grande sucesso de público na época, que aguardava ansiosamente pelos episódios para descobrir o que iria acontecer com o grupo de passageiros após a queda do voo 815 da Oceanic Air em uma ilha desconhecida, quando ele voava de Sydney, na Austrália, para Los Angeles, nos Estados Unidos.
Durante as temporadas, diversos acontecimentos perigosos e cheios de suspense deram o tom da série, sempre com momentos cheios de ação, ficção-científica, drama e até romance. Um recurso recorrente na trama eram os flashbacks, através dos quais o público conhecia um pouco mais sobre a vida de cada um dos integrantes do fatídico voo antes do acidente.
As aventuras do Dr. Jack Shepard (Matthew Fox), Kate Austen (Evangeline Lilly), James ‘Sawyer Ford (Josh Holloway), entre outros personagens marcantes, levaram a diferentes teorias do que realmente teria acontecido na ilha onde eles estavam. Vale a pena relembrar alguns desses enigmas e entender qual é o principal mistério da ilha.

Alguns dos mistérios ao longo das temporadas de Lost
-
Os templos e história da ilha: conforme os personagens vão desbravando o local desconhecido, eles encontram templos, escotilhas, restos de uma estátua e hieróglifos gravados em rochas. Através deles, descobre-se, depois, que os primeiros habitantes da ilha foram Jacob e seu inimigo.
-
Fumaça preta: A misteriosa fumaça preta permeou Lost do primeiro ao último episódio. Ela surgia do nada, no meio da floresta, e perseguia quem estava por perto. Em um flashback no final da série é explicado que ela apareceu pela primeira vez quando Jacob jogou seu irmão dentro de uma caverna. A partir daí, a fumaça preta passou a ser, aparentemente, a grande vilã da ilha.
-
Ursos polares: A presença surpreendente de ursos polares na ilha também causou suspeitas e estranhamentos, mas esse mistério foi explicado. Os ursos foram levados ao lugar pela (também enigmática) Iniciativa Dharma para fazer estudos científicos.

O principal mistério da ilha de Lost
Depois de seis temporadas, finalmente o público pode conhecer o verdadeiro mistério de Lost. Os dois últimos episódios da sexta temporada buscam esclarecer toda a história da ilha, dos ocupantes do voo 815 e do grande mistério que envolve todos esses elementos.
A última temporada apresenta uma linha temporal onde vemos alguns personagens em situações diferentes dentro e fora da ilha, os chamados flash-sideways – que davam a impressão de uma realidade alternativa paralela à que acontecia na ilha.
Essa realidade paralela era uma espécie de “pós-morte”, um “limbo temporal” onde todos poderiam entender os acontecimentos, o que é feito, definitivamente, na famosa cena da capela. O pai de Jack, Christian Shepard, aparece e, em um diálogo emocionante com o filho, dá a entender que os personagens morreram em tempos diferentes uns dos outros, mas tendo todos vivenciado momentos reais na ilha.
É na capela onde todos se reencontram e entendem os laços reais que criaram por conta das experiências que compartilharam, independentemente de terem sobrevivido.
Vale a pena ver ou rever os episódios de Lost para observar os detalhes e entender melhor a pioneira história que marcou os anos 2000 e está disponível no Star+.