De vítima a herói. De anônimo a centro das atenções. Descubra como uma tragédia pode afetar uma família de diferentes formas.
Os fãs de histórias de true crime vão adorar a minissérie Audiência Cativa: O Crime que Parou a América, do Star+. Steven Stayner, um menino de 7 anos, é sequestrado, mas reaparece anos depois.
No entanto, sua volta está longe de ser o fim do pesadelo da família Stayner. Isso porque a mídia estava disposta a cobrir cada passo do menino, que foi de vítima a herói, não importando as consequências.
A seguir, conheça mais detalhes sobre essa brutal história:
O sequestro de Steven Stayner
O nome de Steven Stayner esteve por duas vezes em destaque na mídia. A primeira vez foi em dezembro de 1972, quando, aos 7 anos de idade, ele foi sequestrado enquanto voltava para casa.
A segunda vez foi em 1980, quando Steven, agora com 14 anos, retornou. E não veio só: trouxe consigo o pequeno Timothy White, de 5 anos, a quem ele salvara de ter um destino igual ao seu.
Steven foi vítima de Kenneth Parnell, um homem que fingindo pedir doações, insistiu em dar carona ao menino. Contudo, Parnell o levou para a própria casa, onde o submeteu a diversos tipos de violência mental, física e sexual.
Anos se passaram sem que ninguém tivesse qualquer notícia dele, até que, em fevereiro de 1980, o agora adolescente apareceu em uma delegacia na cidade de Ukiah, a cerca de 300 quilômetros de Merced, na Califórnia, onde o menino vivia antes de ser levado.
Consigo, Steven trazia Timmy e um cachorro. E assim, começava um grande espetáculo da mídia em cima do caso. Acredita-se que, à medida que Steven foi crescendo, o interesse de Parnell por ele foi diminuindo, por isso ele sequestrou Timmy.
Seja como for, a partir de sua chegada à delegacia, as câmeras não desligaram mais: até o reencontro entre Steven e seus pais foi transmitido ao vivo nos telejornais.
E a perseguição da mídia não parou por aí. Sua vida pós-cativeiro era extremamente divulgada, câmeras o seguiam constantemente. Em 1989, uma minissérie sobre sua vida foi lançada, reacendendo a curiosidade do público sobre ele.
Em uma triste ironia do destino, no mesmo ano que essa produção saiu, Steven, já casado e pai de dois filhos, faleceu após um atropelamento.

Audiência Cativa: O Crime que Parou a América, nova série do Star+
Agora, uma nova produção vem mostrar como o sequestro de Steven e a marcação cerrada da mídia afetaram toda a família Stayner.
Em Audiência Cativa: O Crime que Parou a América, a diretora Jessica Dimmock mostra relatos de familiares e pessoas envolvidas com o caso de Steven, bem como reconstrói a forma como essa história foi contada.
“Este projeto é um ótimo exemplo do que é uma história de crime real – não apenas a história de uma família e o que eles sofreram ao longo dos anos, mas a obsessão da mídia com o crime real”, disse Belisa Balaban, a chefe de documentários responsável pela produção à revista Variety.
Conheça a fundo a história de Steven e sua família em Audiência Cativa: O Crime que Parou a América. Todos os três episódios já estão disponíveis com exclusividade no Star+.