A figura icônica do movimento punk é interpretada por Maisie Williams em Pistol.
A série Pistol estreou quebrando tudo. A produção conta como um grupo de garotos vindos da classe operária inglesa se uniu e criaram os Sex Pistols. E, com isso, fizeram uma verdadeira revolução cultural chamada movimento punk.
No entanto, além dos integrantes do grupo, outra figura foi muito importante para essa efervescência rebelde: Jordan Mooney – interpretada em Pistol pela atriz Maisie Williams.
Quem foi Jordan Mooney
Ela nasceu Pamela Rooke, mas ainda na juventude já chocava a pequena cidade de Seaford, na costa de East Sussex, na Inglaterra. Aos 19 anos, desafiava os olhares com suas roupas feitas de borracha, saias transparentes, o cabelo descolorido e uma maquiagem ousada.
Conhecida também por Jordan Mooney, ela se tornou o rosto de um movimento que ainda não tinha nome. Na época, ela trabalhava ao lado de Vivienne Westwood e Malcolm McLaren na famosa boutique Sex.
Mais que uma vendedora, Jordan personificava o estilo subversivo e afrontoso do local – dedicado a vender roupas de vinil e couro, itens fetichistas, camisetas com estampas provocativas e afins.
E se Westwood e McLaren foram posteriormente reconhecidos como os padrinhos do punk, Jordan Mooney é considerada a primeira punk do movimento.
Em 3 de abril de 2022, Jordan Mooney faleceu, aos 66 anos.

Qual a importância de Jordan Mooney para os Sex Pistols
Se não houvesse os Sex Pistols, provavelmente não existiria o punk. E sem a presença de Jordan Mooney, talvez não haveria os Pistols.
Quando o grupo de garotos passou a ter a loja Sex como ponto de encontro, Mooney logo se enturmou com os Pistols. Ela era presença constante nas apresentações.
Jordan também foi a responsável por criar o caos performático que a banda apresentava nos palcos. E por chamar atenção da plateia, seja com sua atitude rebelde – como mostrar os seios – ou sua roupa desafiadora.
O jornal britânico The Guardian declarou que foi Jordan quem colocou o “sex” em Sex Pistols. Já o cineasta Derek Jarman a descreveu como a “Sex Pistol original”.
Acompanhe a trajetória dos Sex Pistols e a ascensão do movimento punk em Pistol, nova série baseada no livro “Lonely Boy: Tales From a Sex Pistol”, escrito por Steve Jones, guitarrista e cofundador da banda.
Este conteúdo atualmente não está disponível no Star+.