Descubra quais idiomas são predominantes nesta série de drama histórica com romance e muita ação!
A sexta temporada de Outlander estreou no Star+, com novos episódios sendo disponibilizados semanalmente. Em meio aos fatos fictícios, a obra inspirada na série de livros de mesmo nome escrita por Diana Gabaldon traz várias curiosidades sobre a Escócia.
Uma delas, por exemplo, é o idioma falado pelos personagens ao longo da trama. Você sabe qual é?

Inglês e gaélico, as principais línguas faladas em Outlander
A narrativa se inicia com a chegada de um casal britânico à Escócia, onde eles estão vivendo uma espécie de segunda lua-de-mel. A viagem foi feita na tentativa dos dois se reaproximarem após anos separados devido à Segunda Guerra Mundial.
Com isso, já é possível entender que boa parte da série é falada em inglês. Quando a protagonista Claire, vivida por Caitriona Balfe, volta no tempo, descobre estar na Escócia do século 18. Ela chega durante os conflitos entre ingleses e escoceses pelo território.
Após esse salto temporal, um novo idioma se apresenta: o gaélico. Trata-se de uma espécie de língua ancestral que era falada em diversas partes da Escócia e Irlanda, com diferenças em cada região. Portanto, em Outlander se fala o gaélico escocês.
Os criadores da série decidiram não traduzir alguns diálogos e expressões em gaélico, mantendo como foram colocados nos livros de Gabaldon. Isso mantém a narrativa em primeira pessoa, ainda que mostre Claire, muitas vezes, sem entender o idioma (gerando maior identificação por parte do público). Isso pode ser visto com clareza quando chamam Claire repetidamente de "Sassenach''. A expressão quer dizer “estrangeiro”.
Se você é fã de Outlander, não deixe de conferir as várias notícias e curiosidades sobre a série no site do Star Brasil!