A nova temporada de Os Simpsons trouxe, de forma inédita, um ator surdo para a série. Atenção: O conteúdo a seguir contém spoilers!
As aventuras da família Simpson seguem cada vez mais divertidas na 33ª temporada, com episódios novos a cada semana. Mas a produção de Os Simpsons continua se reinventando e apresenta também algo inédito para a temporada. Trata-se da participação de um ator surdo para interpretar um personagem também surdo e que, na trama, precisa de um implante coclear (quando um tipo de aparelho auditivo, conhecido como ouvido biônico, é inserido cirurgicamente para estimular os nervos auditivos).
O episódio intitulado “The Sound of Bleeding Guns”, o 17º da temporada, é protagonizado por Lisa Simpson. Ela descobre que seu músico preferido, o saxofonista Bleeding Gums Murphy (morto na 6ª temporada), tem um filho surdo. A partir daí, Lisa resolve ajudá-lo a conseguir o implante coclear que o jovem Monk Murphy precisa para ouvir pela primeira vez.

A ideia do roteiro inclusivo
O roteiro foi uma ideia de Loni Steele Sosthand, uma das principais escritoras da série. Ela tem uma história relacionada ao tema em sua família. Loni, então, sugeriu que o filho do saxofonista fosse surdo e que, por conta da deficiência, não pudesse nunca escutar as lindas músicas do pai.

Quem é o ator que interpreta Monk Murphy
Para fazer o papel desse personagem, foi convidado o ator surdo John Autry II, que já participou de Glee e outras produções de Hollywood. Ele utiliza a língua de sinais americana para se comunicar..
Além de John, o episódio conta com a participação de mais três crianças surdas: Ian Mayorga, Kaylee Arellano e Hazel Lopez. Um dos grandes desafios para a realização de “The Sound of Bleeding Gums” foi ajustar a língua de sinais aos personagens, que em Os Simpsons têm só quatro dedos e, ao mesmo tempo, permanecer compreensível para o público surdo.
O episódio já está disponível no Star+ Brasil.