As quatro primeiras temporadas sobre essa intensa história distópica podem ser vistas no Star+. Confira alguns momentos marcantes de cada etapa da série. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
A badalada série norte-americana The Handmaid’s Tale, que tem quatro temporadas disponíveis no Star+ desde dezembro de 2022, já ganhou 15 prêmios Emmy® desde sua estreia – em 2017.
A série é baseada no livro “O Conto da Aia”, escrito pela escritora canadense Margaret Atwood em 1985.
Qual é o enredo de The Handmaid’s Tale?
The Handmaid’s Tale traz uma trama emocionante e intensa sobre uma realidade distópica ambientada em um futuro próximo, no qual as taxas de natalidade estão em declínio.
Por conta disso, um golpe estabelece a República de Gilead, uma sociedade teocrática que ocupa parte de onde antes era os Estados Unidos. Em Gilead, as poucas mulheres que ainda são férteis são tratadas como reprodutoras a fim de repovoar o novo país.
Chamadas de “aias”, elas são forçadas à escravidão sexual pelos homens mais poderosos de Gilead, os Comandantes. Uma dessas aias é June Osborne (Elisabeth Moss) – peça-chave na trama ao mostrar resistência à opressão e lutar como pode para sobreviver, ser livre e resgatar a filha que foi tirada de seu convívio.

Os momentos mais impactantes de cada temporada de The Handmaid’s Tale
Veja (ou relembre), a seguir, alguns dos momentos mais impactantes das quatro temporadas de The Handmaid’s Tale que você pode assistir no Star+:
June descobre como é a “cerimônia” para conceber filhos na 1ª temporada
Logo no episódio inicial da série, o público acompanha juntamente com June (que ao virar aia, é chamada de Offred) como é realizada a tal “cerimônia”, que é o ritual instituído em Gilead para que as aias sejam fertilizadas para darem filhos às famílias dos Comandantes.
June é aia de Fred e Serena Waterford (papéis de Joseph Fiennes e Yvonne Strahovski) e, na primeira vez que é levada para realizar o ritual, fica chocada e enojada ao saber como é a cerimônia.
A aia deve tomar banho primeiro e depois o ritual começa com a leitura de um trecho da Bíblia na presença de todos que vivem na casa.
Na sequência, já no quarto do casal, a aia (no caso, June) é obrigada a ter relações sexuais forçadas, na cama do casal Waterford, diante da presença de Serena, esposa do Comandante.
Uma grande explosão surpreendente na 2ª temporada
Aos poucos, June percebe que há um movimento rebelde entre as aias, as Marthas, e outras mulheres que vivem nessa sociedade cheia de castas a qual se tornou Gilead.
A protagonista, então, passa a apoiar de alguma forma a resistência rebelde, ajudando com o vai e vem de informações. No episódio 6 da 2ª temporada, toda Gilead percebe que o movimento existe.
Isso porque, na inauguração de um novo centro de convenções, durante o discurso de Fred Waterford para os demais Comandantes, as aias são convidadas a assistir o que se passa através de um vidro, fora do prédio. Mas em um dado momento, uma delas entra no local, mostra para as demais aias que tem na mão um detonador de bomba com ela, corre para o centro da sala lotada e aciona o dispositivo – que explode o local.
As aias, ao verem o que a amiga iria fazer, saem correndo no sentido oposto do prédio. Fred Waterford fica ferido e é internado por causa da explosão.

Na 3ª temporada, June consegue tirar várias crianças de Gilead
Em um dos momentos mais emocionantes (e também tensos) de The Handmaid’s Tale, June – em parceria da rede rebelde “mayday” de aias e Marthas – e com a ajuda essencial do Comandante Joseph Lawrence (Bradley Whitford), consegue retirar mais de 80 crianças de Gilead.
Em uma arriscada ação no episódio 13 da 3ª temporada, June, as aias e as Marthas se reúnem na floresta próxima ao aeroporto de Gilead, levando várias crianças retiradas das casas das famílias para onde foram enviadas anteriormente.
Lawrence consegue, então, um avião para a fuga, mas June resolve mandar Rita (Amanda Brugel) com as crianças para o Canadá. Ela não foge do país para tentar resgatar a filha, que ainda está com uma família de Comandantes. A polícia descobre a ação, chega ao local e June acaba sendo atingida por um tiro no final do episódio.
June finalmente é resgatada e sai de Gilead na 4ª temporada
Após vários episódios em fuga, com direito a prisões e mortes pelo caminho, June e sua amiga Janine (Madeline Brewer) chegam a Chicago, uma cidade quase em ruínas e que ainda não está totalmente dominada por Gilead. As duas ficam escondidas por dias junto com outros fugitivos, até que decidem prosseguir para outro local mais seguro.
Mas uma enorme explosão na rua separa Janine de June, que fica atordoada em meio ao barulho e ao pó. É nesse cenário de destruição, no episódio 6, que ela é encontrada por sua amiga Moira (Samira Wiley), a qual vive no Canadá e trabalha numa ONG de apoio aos fugitivos de Gilead.
June é levada para fora de Gilead por Moira e consegue chegar ao Canadá no barco da ONG. Meio anestesiada pelos acontecimentos, a protagonista fica muito tensa em reencontrar Luke no final deste capítulo, e falar para ele que não conseguiu resgatar a filha deles, Hannah. Agora é bolar um novo plano para trazer a menina de volta.
Todos os episódios das quatro primeiras temporadas já podem ser vistos no Star+.