Preste atenção nas pistas e tente descobrir quem é o culpado nessas produções disponíveis no Star+. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Quem não gosta de um bom filme de mistério? Estranhos em um hotel fugindo de fantasmas do passado, um assassinato em uma viagem de trem, o desaparecimento misterioso de uma esposa “perfeita”…. Cenários perfeitos para despertar o detetive que habita em nós. E no Star+ o que não falta são boas histórias com altas doses de mistério e suspense.
No serviço de streaming, você pode ver e rever os melhores longas do gênero que ficou conhecido como “whodunnit” – ou “quem fez isso”, em uma tradução livre do inglês.
A ideia dos filmes desse tipo é desafiar o público a descobrir quem é o culpado pelo crime cometido, enquanto se acompanha um ou mais detetives (profissionais ou não) capazes de descobrir pistas e entrevistar suspeitos.
O gênero ficou muito famoso nas mãos da escritora britânica Agatha Christie, que teve seu livro de maior sucesso, “O Assassinato no Expresso do Oriente”, adaptado para o cinema algumas vezes, a última delas em 2017 pelas mãos do ator e diretor Kenneth Branagh.
Filmes do tipo têm feito cada vez mais sucesso, por isso, confira sete filmes de mistério absolutamente imperdíveis e disponíveis no Star+:

Veja Como Eles Correm
O filme Veja Como Eles Correm estreou no final de 2022 no Star+ e já vem colecionando fãs do gênero. O longa se passa na Londres dos anos 1950, quando uma das maiores peças de teatro de West End, A Ratoeira – escrita por Agatha Christie – comemora sua 100ª apresentação.
Em meio às comemorações e os preparativos para uma adaptação cinematográfica, o diretor Leo Köpernick (interpretado por Adrien Brody) é encontrado morto. As apresentações, então, são suspensas e a polícia é chamada, já que todos presentes no jantar se tornam suspeitos.
O experiente inspetor da Scotland Yard, detetive Sargento Trotter (Sam Rockwell), e sua entusiasmada assistente, a policial Stalker (Saoirse Ronan) passam a interrogar todo mundo em busca do verdadeiro assassino antes que ele (ou ela) ataque novamente.

Assassinato no Expresso do Oriente
Assassinato no Expresso do Oriente é um dos livros mais famosos da Rainha do Crime, Agatha Christie, e também um dos casos mais conhecidos de seu detetive favorito, o belga Hercule Poirot.
O filme de 2017 foca na primeira classe de uma viagem do famoso trem Expresso do Oriente, em dezembro de 1935, que está cheia – algo incomum para esta época do ano.
O famoso detetive Poirot (vivido pelo diretor do longa Kenneth Branagh), que precisa voltar para Londres imediatamente, consegue uma passagem de última hora no trem.
No entanto, alguns dos passageiros parecem preocupados com a presença do investigador. Pelo menos um deles tem motivos para se preocupar já que, mais tarde, um passageiro da primeira classe, que no início da viagem pediu a Poirot para protegê-lo devido a várias ameaças de morte, é encontrado assassinado em sua cabine.
No momento em que a vítima é encontrada, o trem para e fica atrasado por causa de uma tempestade de neve na antiga Iugoslávia. Agora, o detetive Poirot precisa lutar contra o tempo para desvendar o mistério antes que o trem parta novamente e dê chance para o assassino fugir.

Amsterdam
O filme Amsterdam, lançado em 2022, desvenda uma trama nefasta contra os Estados Unidos quando três amigos, interpretados pelos astros Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington, se envolvem acidentalmente no assassinato de um político importante.
Depois de se tornarem suspeitos, os três precisam correr para descobrir quem está por trás do crime. Enquanto fazem isso, eles cruzam caminho com diversos personagens exóticos, interpretados por várias estrelas de Hollywood como Rami Malek, Anya Taylor-Joy, Taylor Swift, Robert De Niro, Mike Myers, Zoe Saldana e Chris Rock.
O longa é baseado no Business Plot, uma conspiração política norte-americana de 1933. A teoria alegava que um grupo secreto queria acabar com a presidência de Franklin D. Roosevelt e colocar Smedley Butler, um major-general do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, como uma espécie de ditador ocupando a cadeira de presidente.

Garota Exemplar
Garota Exemplar já é um clássico dos filmes de mistério. O filme dirigido por David Fincher, baseado no livro de Gillian Flynn, conta a história do ex-colunista de Nova York, Nick Dunne (Ben Affleck), que descobre que sua casa no Missouri foi invadida.
Logo pela manhã, após retornar de um encontro com sua irmã, ele vê a porta da frente entreaberta, vidro quebrado em todos os lugares, e sua esposa Amy (Rosamund Pike), inexplicavelmente desaparecida.
Em meio a um frenesi desenfreado da mídia, inevitavelmente a vida de Nick fica sob os holofotes, enquanto a experiente detetive, Rhonda Boney (Kim Dickens), mergulha cada vez mais fundo na história do aparentemente casal perfeito – descobrindo vários pontos obscuros.
Como resultado, meias verdades e mentiras envolvem Nick cada vez mais em uma realidade nebulosa, na qual nada é o que parece. E o mistério do desaparecimento de Amy se torna cada vez mais intrigante.

O Grande Hotel Budapeste
O Grande Hotel Budapeste (2014) é um dos mais aclamados filmes do diretor Wes Anderson. Nele é mostrada a história de um estranho hotel, o seu concierge ainda mais peculiar chamado Monsieur Gustave H. (vivido pelo ator inglês Ralph Fiennes). Ele se envolve nas mais variadas confusões ao receber uma herança valiosa.
Quem narra os acontecimentos é Zero (Tony Revolori), que conta sobre a época em que trabalhava como mensageiro no hotel em 1932 – a época de ouro do lugar.
Como responsável pelo hotel, Gustave procura dar aos hóspedes tudo o que eles precisam, até que certo dia, uma das mais importantes clientes – a rica Madame D. (interpretada por Tilda Swinton) – é encontrada morta.
Ao ser chamado para o funeral, Gustave descobre que é o herdeiro de uma valiosa pintura de Madame D.. Irado, o filho da rica senhora, Dmitri (Adrien Brody), acusa Gustave de ter assassinado a mãe para ficar com o dinheiro. Começa aí um jogo de gato e rato enquanto Gustave e Zero tentam descobrir a verdade por trás do crime fatal.
Maus Momentos no Hotel Royale
Maus Momentos no Hotel Royale (2018) conta a história do decadente hotel Royale, em 1969. Localizado na fronteira entre os estados de Califórnia e Nevada, nos Estados Unidos, o lugar encontra-se às moscas até que, no mesmo dia, quatro estranhos fazem check-in para se hospedar no local.
O caixeiro-viajante Laramie Seymour Sullivan (Jon Hamm), o velho padre católico Daniel Flynn (Jeff Bridges), a cantora Darlene Sweet (Cynthia Erivo) e uma jovem hippie zangada que se recusa a divulgar seu nome são os quatro únicos hóspedes do lugar.
O que parece apenas uma coincidência logo vai se revelando muito mais do que isso, à medida que se descobrem os reais motivos dos quatro personagens terem escolhido o Royale para ficar.
A história deles e do gerente do hotel, Mile Miller (Lewis Pullman), começa a se entrelaçar quando novos forasteiros aparecem em busca de um dos hóspedes.
O Código Da Vinci
Lançado em 2006, O Código Da Vinci é outro clássico – baseado no romance de mesmo nome do escritor Dan Brown. Tudo começa quando um dos principais curadores do Museu do Louvre, em Paris, é encontrado morto em uma das galerias, com estranhos símbolos marcados em seu corpo.
Na esperança de descobrir o significado dos símbolos, a polícia traz Sophie Neveu (Audrey Tautou), uma talentosa criptógrafa que também é neta da vítima. Precisando de ajuda, Sophie chama Robert Langdon (Tom Hanks), um importante simbologista dos Estados Unidos.
À medida que Sophie e Robert se aprofundam no caso, eles descobrem o envolvimento da vítima no Priorado de Sião, uma sociedade religiosa secreta cujos membros têm acesso a conhecimentos proibidos desde o nascimento do cristianismo. Trata-se de uma trama cheia de mistérios que envolvem história, religião e morte.