O Star+ traz produções que abordam da Segunda Guerra Mundial à Guerra na Ucrânia com diferentes pontos de vista. Confira!
Tiro, explosão e morte. Se você pensa que filmes de guerra se resumem a isso, os títulos disponíveis no Star+ te farão mudar de ideia.
As produções desse gênero dão voz a heróis anônimos, fazem o espectador refletir e impedem que um determinado período histórico caia no esquecimento - alguns usam até a comédia para isso.
Confira, a seguir, cinco filmes e documentários de guerra (ou que mesclam outros gêneros cinematográficos com a história de guerras) imperdíveis no Star+.
1) Bom Dia, Vietnã (1987)
Este filme mostra a Guerra do Vietnã de um jeito que você nunca viu. Na história, Adrian Cronauer (Robin Williams) é enviado pelo exército para o Vietnã, onde deve produzir um programa de rádio voltado para os soldados norte-americanos.
Iniciando os seus programas com um irreverente “Bom Dia, Vietnã”, Adrian é dono de uma personalidade debochada, solta piadas sacanas e toca músicas que não foram aprovadas previamente.
O estilo do protagonista faz sucesso entre as tropas, mas acaba despertando a ira dos seus superiores militares.
2) Além da Linha Vermelha (1998)
Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, Além da Linha Vermelha acompanha um grupo de jovens soldados que precisam enfrentar a feroz resistência japonesa na épica Batalha de Guadalcanal.
Uma das coisas que chamam a atenção no filme é o elenco repleto de grandes nomes: George Clooney, Sean Penn, Adrien Brody, Nick Nolte, John Cusack, Woody Harrelson, entre outros.
Além da Linha Vermelha é a adaptação de um romance do escritor norte-americano James Jones e foi indicado a sete Oscars®, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (Terrence Malick).

3) Bastardos Inglórios (2009)
O diretor Quentin Tarantino trouxe o seu olhar e estilo únicos para a Segunda Guerra Mundial.
Tomando várias liberdades históricas, o cineasta conta a história de um grupo de soldados cuja missão principal é exterminar a maior quantidade possível de nazistas. Paralelamente a isso, uma jovem francesa dona de uma sala de cinema (Mélanie Laurent) traça o seu próprio plano de vingança.
Com Brad Pitt e Christoph Waltz (que ganhou o Oscar® pelo seu papel), Bastardos Inglórios é um daqueles filmes para ser visto e revisto várias vezes.
4) Jojo Rabbit (2019)
Não foi apenas Quentin Tarantino que fez uma sátira da Segunda Guerra Mundial.
Jojo Rabbit segue um garoto alemão chamado Jojo (Roman Griffin Davis) que descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma garota judia (Thomasin McKenzie) no sotão da casa.
Ao mesmo tempo em que precisa lidar com a nova companhia na sua casa, Jojo tem Adolf Hitler (Taika Waititi) como amigo imaginário nesse filme cheio de ironia e surpresas.
5) Two Men At War (2022)
O mundo nem tinha terminado de se recuperar da pandemia de Covid-19 quando, em 24 de fevereiro de 2022, viu surgir uma nova guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O documentário Two Men At War (2022) traça uma radiografia das trajetórias do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para mostrar como os dois países entraram em conflito.
Contando com depoimentos de autoridades e jornalistas que cobrem a guerra, o documentário apresenta uma visão instigante desse fato que já entrou para a História.
Sugestão-bônus sobre filmes envolvendo conflitos: O Santos Parou a Guerra
Você já ouviu a história de que o Pelé parou uma guerra que ocorria em um país da África, em 1969?
A cidade de Benin, na Nigéria, era palco de um conflito armado e, quando o time do Santos foi jogar por lá em 1969, teria havido um cessar-fogo entre os dois lados do conflito por causa da partida.
O episódio, que até hoje desperta discussões sobre a veracidade ou não, é analisado em O Santos Parou a Guerra.
Apesar de não ser um filme ou um documentário (mas, sim uma reportagem da ESPN de 2019), O Santos Parou a Guerra merece ser lembrado nessa lista especial - e, principalmente, visto no catálogo do Star+.