O último episódio de The Walking Dead está disponível no Star+ e traz novos paradigmas dentro e fora da Commonwealth. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
O final de The Walking Dead, disponível no Star+, emocionou os fãs com novas perdas, explosões e a volta do personagem mais esperado.
“Nós não somos os mortos-vivos” foi a emblemática frase do encerramento da série, que deixa um ensinamento claro dentro das comunidades dos sobreviventes: os zumbis são os únicos inimigos e a união é essencial para o futuro da humanidade.
Além dessa mensagem, o desfecho da ficção trouxe inúmeros momentos memoráveis no episódio final, chamado “Descanse em Paz” (“Rest In Peace” em inglês).

The Walking Dead: quais os ensinamentos do episódio “Descanse em paz”?
O último momento da série, que teve 11 temporadas, deixou alguns ensinamentos e detalhes que merecem ser revisitados:
1) A destruição dos zumbis: os caminhantes assombram a Commonwealth e os sobreviventes liderados por Daryl (Norman Reedus) tiveram uma boa ideia para destruí-los que, em certos pontos, era muito parecida com a estratégia de Luke (Dan Fogler).
Para matar de vez os caminhantes, eles espalham gasolina, atraem os zumbis com música e explodem o lugar.
2) Negan se sacrifica: o personagem interpretado por Jeffrey Dean Morgan foi um verdadeiro vilão em The Walking Dead. Ele é lembrado por seus assassinatos atrozes e sangrentos feitos com seu bastão “Lucille”.
No último episódio, porém, ele tenta se redimir e pede desculpas à Maggie (Lauren Cohan) pelo assassinato de Glenn. Negan, inclusive, se sacrifica e decide que é ele quem deve matar Pamela Milton (Laila Robins).
3) Quem é quem depois de um ano?: no final do episódio, um salto temporal surpreende o público e mostra que Ezekiel (Khary Payton) tomou o lugar de Pamela Milton como o novo Governador de Commonwealth.
Já Mercer (Michael James Shaw) se tornou seu braço direito e Carol (Melissa McBride) é a diretora de operações. Por outro lado, Maggie assumiu a posição de líder em Hilltop.
4) O gesto de Rick Grimes: finalmente foi possível ver onde esteve Rick Grimes (Andrew Lincoln) durante sua ausência. O protagonista da série, que desapareceu ao se sacrificar para salvar os seus amigos, agora está descalço e com uma jaqueta da CRM (Civic Republic Military).
Antes de ser capturado novamente, ele consegue deixar uma pista e sorri olhando em direção ao céu. O que será que esse gesto quis dizer?
Veja o último episódio dessa emocionante história para conhecer o desfecho de todos os sobreviventes. Todas as temporadas de The Walking Dead estão disponíveis no Star+.