A nova produção exclusiva do Star+ fala sobre ansiedade, família, luto e trabalho em meio ao exaustivo ambiente da cozinha de um restaurante. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Aclamada no Exterior, a nova série O Urso chegou em outubro ao Star+ trazendo uma história com personagens complexos em um ambiente que, apesar de glamourizado, pode ser tóxico e ameaçador: a cozinha de um restaurante.
Após colecionar vários elogios do público e da crítica internacional, tendo já alcançado impressionantes 100% de aprovação no renomado site de entretenimento Rotten Tomatoes, a série O Urso (The Bear) estreou com os seus oito episódios com exclusividade para os assinantes do Star+.
Para saber mais sobre a nova produção e entender melhor por que a série é tão especial, veja a seguir alguns pontos essenciais para saber antes de assistir a O Urso:

O Urso no Star+: sobre o que é a série?
O Urso conta a história do premiado jovem chef de cozinha Carmen “Carmy” Berzatto (Jeremy Allen White), que deixa a cena gastronômica de Nova York e retorna a Chicago para administrar o negócio da família – uma lanchonete – após a repentina e chocante morte de seu irmão.
Trata-se de uma mudança completa na vida de Carmy – não apenas para a carreira, mas também para suas ambições pessoais. Ele precisa se acostumar a um ambiente de trabalho em que é qualificado demais, ao mesmo tempo que tenta convencer sua nova equipe de cozinha – incluindo o melhor amigo teimoso de seu falecido irmão, Richard ‘Richie’ Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach) – a fazer mudanças significativas no estabelecimento.
Tudo isso, enquanto lida com o luto e a ansiedade.
O Urso no Star+: uma cozinha totalmente caótica
Uma das estrelas da produção é a cozinha do The Beef, como é chamado o restaurante que Carmy assume. O lugar, que para muitos estava funcionando bem anteriormente, consegue se transformar em um verdadeiro pesadelo em diversas cenas.
A cada episódio é possível acompanhar como a caótica cozinha se movimenta para tentar fazer a fracassada lanchonete da família Berzatto se reerguer.
Rápidos cortes de carne, panelas gigantes em alta temperatura sendo levadas para lá e para cá, canos que estouram de repente, luzes que queimam no pior dos momentos: tudo isso é transmitidos não só pela direção precisa de Christopher Storer e Joanna Calo, como também pelo incrível trabalho de mixagem de som de Geoff Strasser.

O Urso no Star+: um chef de verdade no elenco
Parte do sucesso de O Urso na representação realista de uma cozinha é também responsabilidade de um de seus atores: Matty Matheson.
Na série, Matheson interpreta Neil Fak, uma espécie de “faz tudo” na lanchonete The Beef. Apesar de seu personagem não cozinhar, o ator é na verdade o único no elenco a ter uma carreira como chef de cozinha.
Matty Matheson é bem conhecido no Canadá como um ícone da culinária, primeiro por ter comandado dois restaurantes importantes em Toronto e, também, por ter apresentado uma série de vídeos e programas de TV sobre gastronomia.
O chef foi contratado não apenas como ator, mas também como consultor de culinária da série. Segundo Matheson disse em entrevista ao jornal inglês The Guardian, era importante mostrar que uma cozinha de verdade “está muito longe daquela porcaria dos restaurantes finos”.
O Urso no Star+: a correria dentro de uma cozinha profissional
“Trabalhamos com cenário adequado, com equipamentos de cozinha, com os atores e ensinamos a fazer todos os pratos”, contou Matheson na mesma entrevista.
“Mostramos a eles a maneira como as pessoas realmente se movem em uma cozinha de restaurante, a maneira como falam, como se xingam, e como isso muda de acordo com a hierarquia”, explicou.
O principal, diz ele, foi a velocidade, já que O Urso coloca os personagens – que você aprende a amar ao longo dos episódios – em momentos de estresse absurdos.
“Tudo o que fizemos nas gravações foi como se estivéssemos tentando ser os mais rápidos o possível dentro de uma cozinha profissional para realmente passar a pressão e a intensidade daqueles momentos. Então, a cada tomada, Storer ou Calo gritavam: ‘Mais rápido, mais rápido, mais rápido!'”, revelou Matheson.

O Urso no Star+: série fala de saúde mental e luto
O ambiente altamente estressante serve de palco para emoções muito humanas e conhecidas por todos nós, dentro e fora da cozinha. A ansiedade, o pânico, a pressão constante, o medo de errar: todos esses sentimentos acabam aparecendo na trama, o que torna a série muito próxima da realidade.
Os episódios duram no máximo 30 minutos justamente para retratar a intensidade das situações. “Trata-se de trazer o estresse dos personagens para o outro lado da tela, para a sala de estar. Algo que a série faz magistralmente bem”, afirma o crítico Iker Morán, do jornal espanhol La Vanguardia.
As batalhas vividas por Carmy não são unicamente profissionais. Enquanto corre na cozinha do The Beef, ele precisa lidar com o fato de que seu irmão tirou a própria vida. Entender o que aconteceu e processar esse luto parece ser uma tarefa tão impossível quanto reerguer a lanchonete.
O Urso no Star+: a luta entre tradição e lucro
“Vou consertar esse lugar”, diz Carmy nos primeiros minutos da série. "Ninguém te pediu isso", diz a sua irmã. A história de O Urso também é uma história sobre a busca incessante dos negócios para se adequarem à nova realidade do mercado.
Mesmo que o The Beef esteja afundado em dívidas, a lanchonete ainda funciona bem, ajudando seus funcionários a sobreviverem e servindo de referência aos moradores do bairro.
Mas a tentativa de Carmy de modernizar e lucrar com o restaurante logo torna a vida dele e dos empregados um inferno. Ele e sua sous chef Sydney Adamu (Ayo Edebiri) começam a lutar cotidianamente contra a insatisfação geral em uma briga para conseguir algum reconhecimento para o restaurante.
Seu principal oponente é o melhor amigo de seu irmão, Richie, que está constantemente dizendo a Carmy que ele precisa continuar a fazer as coisas do jeito que seu irmão fazia.
Apesar da necessidade de lucro, o protagonista começa a se perguntar se Richie tem razão ao ver que o The Beef vai perdendo cada vez mais sua relação com Mike.
O Urso no Star+: um grande sucesso
“Existem muitos pratos excelentes que são feitos com ingredientes básicos – é o que você faz com eles que conta. E é isso que O Urso consegue: o equilíbrio entre atmosfera e história, azedo e doce, na medida certa”, diz Benji Wilson, do jornal britânico Daily Telegraph.
Já Natália Marcos do jornal espanhol El País comenta que “a série é tão envolvente que dá para sentir o cheiro de graxa na parede, e ela se eleva ao colocar os personagens na frente da ação”.
“Um drama sobre uma família disfuncional, ao mesmo tempo estranhos mas também muito unidos, todos familiarizados com seus calos e fraquezas”, diz Ben Dowell, do jornal norte-americano The New York Times.
Mas é Lucy Mangan, do The Guardian, quem melhor resume: “O Urso tem um nome apropriado. Assistir a essa série é experimentar algo entre um abraço enorme e envolvente e um ataque forte e arrebatador”.