Inteligente e sagaz, Silvio Santos construiu um império empresarial, com negócios em diferentes setores. Veja quais foram os feitos mais impressionantes do empresário ao longo dos anos.
A nova série original do Star+, O Rei da TV, chega muito em breve, no dia 19 de outubro, e contará a impressionante história de Silvio Santos – um dos comunicadores e empresários mais famosos do Brasil.
A longa vida de Silvio Santos, que em dezembro completa 92 anos, se mistura com a história da televisão no país, já que ele se tornou um ícone da comunicação brasileira.
Em O Rei da TV, o público acompanha as diferentes fases de Silvio Santos, desde bem jovem, com a família no Rio de Janeiro, depois quando era vendedor de rua, até se tornar um famoso apresentador de TV e grande empresário.
Desde as propagandas de produtos que fazia na balsa entre Niterói e Rio de Janeiro, passando pelo Baú da Felicidade, até a fundação do SBT e de várias empresas, incluindo um banco – Silvio Santos realizou grandes feitos nos negócios. Confira os quatro fatos mais relevantes desta trajetória:

Silvio Santos e seu primeiro grande negócio: o Baú da Felicidade
O jovem filho de imigrantes que começou a trabalhar nas ruas do Rio de Janeiro como vendedor ambulante na década de 1940, desde então já apresentava talento para as artes e para fazer dinheiro.
Simpático e dono de uma bela voz, ele sabia como convencer as pessoas a comprar. Ao mesmo tempo que trilhava uma carreira de locutor de rádio, fazia propaganda de produtos na balsa Rio-Niterói para complementar a renda.
Quando tinha 20 anos, Silvio se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo para ser locutor na Rádio Nacional. Ele sabia enxergar as oportunidades e, na rádio, conheceu Manoel de Nóbrega, que não estava conseguindo gerir seu negócio.
Foi então que Silvio Santos assumiu o Baú da Felicidade e deu início ao seu lado empresarial. O Baú da Felicidade é um carnê pago mensalmente com o qual a pessoa que o compra concorre a diversos prêmios em mercadorias e também em dinheiro.

Silvio Santos criou seu próprio canal de televisão
No final dos anos 1970, já famoso como apresentador na TV Paulista (do Grupo Globo), Silvio Santos começou a planejar ter sua própria emissora de TV. Venceu, em 1975, a concorrência para gerir o canal 11 do Rio de Janeiro, que se chamava TVS naquela época.
Alguns anos depois, Silvio Santos conseguiu a concessão de mais quatro canais, que juntos, formaram o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT – que foi fundado oficialmente em 19 de agosto de 1981.
Com o Baú da Felicidade e o SBT, o empresário começou a consolidar, nos anos 1980, seu império nos negócios – o chamado Grupo Silvio Santos. Em seu auge, a rede chegou a ter cerca de 30 empresas.
O canal de TV SBT segue sendo um dos pilares mais importantes dos negócios de Silvio Santos, pois é uma grande vitrine para suas demais empresas e tem se mantido com sucesso desde então. Atualmente, é a 3ª maior emissora de TV do país, segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT) do Kantar Ibope Media.

Silvio Santos criou a TeleSena
Com o passar dos anos, o empresário foi criando empresas ligadas aos seus grandes pilares: o Baú da Felicidade e o SBT. Por conta do carnê, em 1969 ele abriu a Baú Financeira, embrião do que bem mais tarde se tornou o Banco PanAmericano – vendido por Silvio Santos em 2011.
Em 1975, fundou a Liderança Capitalização que, desde 1991, comercializa outro grande negócio de Silvio Santos: a TeleSena (um título de capitalização). A TeleSena, como o Baú, são muito divulgados no SBT.

Silvio Santos tem negócios variados, de empresa de cosmético a hotel
Dentro do portfólio do Grupo Silvio Santos há também a Simba Content (programadora que negocia conteúdo com outros canais de televisão), a Sisan Empreendimentos Imobiliários e a TV Alphaville.
Em 2006, Silvio Santos empreendeu em uma área nova ao fundar a Jequiti Cosméticos – uma empresa de produtos cosméticos que tem venda por catálogo e digital. Além disso, o apresentador e empresário também abriu um hotel no litoral de São Paulo, em 2007. Trata-se do hotel Jequitimar, no Guarujá.
A fortuna de Silvio Santos é estimada em R$1,9 bilhões de reais. O dono do SBT ocupa a 179ª posição no ranking de pessoas mais ricas do país, de acordo com publicação da revista Forbes em 2020.
Quando O Rei da TV estreia no Star+
O Rei da TV tem o selo Star Original Productions e é uma série que une relato biográfico e ficção, contada em oito episódios. Tem a direção geral de Marcus Baldini e a realização da Gullane.
O Rei da TV estreia no dia 19 de outubro, com exclusividade no Star+. Acompanhe a incrível história de um dos personagens mais famosos da TV brasileira!