Esse fato curioso da vida do apresentador e empresário Silvio Santos é mostrado na segunda temporada da série O Rei da TV. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers.
A segunda temporada de O Rei da TV já está disponível no Star+ e traz momentos marcantes da trajetória de Silvio Santos (José Rubens Chachá), apresentador, empresário e fundador de um dos maiores canais de televisão do Brasil.
Um fato específico na série tem chamado a atenção de muitas pessoas: a candidatura de Silvio Santos à presidência da República.
Nos dois primeiros episódios da nova temporada, o espectador vê o apresentador empenhado em conseguir apoios e viabilizar o seu nome na disputa presidencial.
Muita gente pode não se lembrar ou sequer conhecer essa parte da vida de Silvio – principalmente aqueles que não viveram o final dos anos 1980, quando ocorreu a eleição mencionada na trama da série.

Silvio Santos realmente se candidatou a presidente?
Em 1989, o Brasil se preparava para a primeira eleição presidencial com voto direto no período da redemocratização. Entre os candidatos, estava Silvio Santos, que já era uma figura extremamente conhecida da população brasileira.
Silvio lançou seu nome à corrida pelo cargo mais alto do Brasil a poucos dias da votação por um partido sem muita expressão nacional e que atualmente não existe mais.
Usando o número 26 como candidato, Silvio Santos começou a fazer campanha e pedir votos. Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar vídeos e fotos desta época. O apresentador conseguiu boas pontuações em pesquisas de intenção de votos, mostrando-se extremamente competitivo.
No entanto, ele teve a candidatura questionada judicialmente, com 18 pedidos de impugnação, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral no Brasil.
E, por fim, a candidatura de Silvio Santos acabou mesmo sendo impugnada, em 1989.
Duas situações pesaram para a decisão: primeiro, o apresentador deveria ter se afastado previamente do comando da sua emissora para concorrer ao cargo de presidente, conforme determinado pela lei eleitoral brasileira. E, em segundo lugar, o fato de o partido de Silvio não ter feito a quantidade de convenções necessárias para oficializá-lo como candidato, como informa o site do TSE, foi um dos elementos principais para que o apresentador não pudesse seguir adiante com a ideia de se tornar também um político.
Dessa forma, faltando poucos dias para a eleição, acabaram as chances de Silvio Santos se tornar presidente do Brasil.
Saiba mais sobre a candidatura de Silvio Santos a presidente da República na segunda temporada de O Rei da TV
Confira os desdobramentos dessa história e de outros fatos marcantes da trajetória de Silvio Santos na segunda temporada de O Rei da TV, cujos oito episódios já estão disponíveis no Star+.