Carismático, sagaz e talentoso, Silvio Santos construiu um império de comunicação. Veja como o empresário e comunicador criou o seu próprio canal de televisão nos anos 1980.
O Rei da TV, a nova série original do Star+, chega muito em breve para apresentar a impressionante história de Silvio Santos – um dos comunicadores e empresários mais famosos do Brasil.
Ao longo de seus quase 92 anos, Silvio Santos se tornou um dos símbolos da história da televisão no país. O Rei da TV retrata as diferentes fases de sua vida, desde quando ele era bem jovem, no Rio de Janeiro, depois passando por seus primeiros trabalhos, como quando era vendedor de rua, até se tornar um famoso apresentador de TV e empresário.
Mas como Silvio Santos fundou seu próprio canal de televisão? Descubra, a seguir, um pouco dessa história que a nova produção do Star+ apresentará em detalhes.
O Rei da TV: os primeiros passos de Silvio Santos como comunicador
A vida de Senor Abravanel – conhecido em todo país pelo nome artístico Silvio Santos – impressiona. Afinal, ele veio de uma família humilde de imigrantes e se tornou a “primeira celebridade bilionária do Brasil”, como é descrito pela revista Forbes.
Muito carismático, simpático e persuasivo, ainda jovem, seu talento em se comunicar com as pessoas foi percebido quando Silvio era um vendedor ambulante no Rio de Janeiro. Logo, a sua voz chamou a atenção pelas ruas da capital carioca e ele foi convidado a fazer um teste em uma rádio.
Inteligente e criativo, quando trabalhou em uma rádio de Niterói, ele criou um serviço de auto-falantes na barca que leva as pessoas do Rio de Janeiro para a cidade. E entre uma música e outra, fazia propaganda de alguns produtos.

O Rei da TV: como Silvio Santos fundou seu próprio canal de televisão
Aos 20 anos, Silvio se mudou do Rio para São Paulo, e começou a trabalhar como locutor na Rádio Nacional. Além de bom comunicador, Silvio Santos mostrava talento para enxergar boas oportunidades. Ele assumiu o negócio do amigo radialista Manoel da Nóbrega, o Baú da Felicidade, e deu início ao seu crescimento como empresário.
Em 1961, Silvio Santos estreou seu primeiro programa na televisão, na TV Paulista e, aos poucos, foi conquistando o público e também divulgando o Baú da Felicidade – que foi a base do Grupo Silvio Santos.
Nos anos 1970, já famoso como apresentador e empresário, ele começou os planos de ter sua própria emissora de TV. Venceu, em 1975, a concorrência para gerir o canal 11 do Rio de Janeiro, que se chamava TVS.

Mas foi em 1981, que Silvio Santos conseguiu a concessão de mais quatro canais, que juntos, formaram o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT – que foi fundado oficialmente em 19 de agosto de 1981.
Desde então, Silvio Santos se consolidou como grande nome da mídia brasileira, apresentador popular e grande empresário ligado a diferentes setores.
Quando O Rei da TV estreia no Star+
Com o selo Star Original Productions, O Rei da TV é uma criação que une biografia e ficção contada em oito episódios. Tem a direção geral de Marcus Baldini e a realização da Gullane.
O Rei da TV estreia no dia 19 de outubro, com exclusividade no Star+. Não perca a história de um dos personagens mais famosos da história da comunicação brasileira!