Saiba mais sobre o processo de quatro a seis horas pelo qual a atriz passava para viver a apresentadora.
Já está disponível no Star+ o filme que rendeu a Jessica Chastain seu primeiro Oscar® de Melhor Atriz, Os Olhos de Tammy Faye. O longa conta a história real da ascensão e da queda da indústria de culto televisivo criada por ela e seu marido, Jim Bakker (interpretado por Andrew Garfield).
Chastain interpreta a protagonista, Tammy Faye, conhecida não só pelo império que criou, mas também por sua maquiagem característica. Por isso, o processo por trás da transformação da atriz, que durava de quatro a seis horas por dia, é um dos pontos altos do filme.

A equipe
Trabalhando com uma equipe de maquiagem premiada, liderada pela maquiadora de longa data de Chastain, três vezes vencedora do Emmy®, Linda Dowds, a equipe do filme conseguiu mudar radicalmente o rosto da atriz. Mas o que exatamente foi preciso para realmente transformar Jessica Chastain em Tammy Faye Bakker na tela?
Chastain, como uma das produtoras de Os Olhos de Tammy Faye, sabia desde o início que interpretar alguém tão icônico exigiria um grande compromisso próprio. Com a maquiagem da apresentadora sendo um dos pontos mais importantes para a personalidade pública da esposa de Bakker, reproduzi-la com fidelidade seria parte essencial da performance.

Primeiros anos e transformação
Começando com os primeiros anos de Bakker, quando ela ainda usava pouca maquiagem, a equipe usou próteses para arredondar as maçãs do rosto mais angulares de Chastain e preencher a covinha em seu queixo.
Dowds e companhia também usaram uma paleta de cores mais suave, com alguns tons terrosos, durante esse período. Assim, foi possível mostrar a evolução ao longo do tempo do estilo de maquiagem de Bakker, que foi indo para os tons mais vibrantes de rosa, vermelho e azul — a marca registrada de Bakker no auge de sua fama no final dos anos 1970 e início dos anos 1980.
A chave para aperfeiçoar o visual de Chastain também foi o cabelo, que a equipe de Dowds transformou ao longo do filme com uma série de perucas apropriadas para as diferentes décadas, com estilos que vão desde o modesto ao extravagante mullet.

Produtos da época
Mesmo quando Bakker e seu marido já tinham acumulado muito dinheiro, Tammy Faye continuou sendo uma grande fã de cosméticos baratos de farmácia. Então, quando chegou a hora de recriar o visual de Bakker em Chastain, Dowds e sua equipe se esforçaram para comprar cosméticos vintage de farmácias sempre que possível.
Embora alguns dos produtos e tons favoritos da apresentadora tenham sido descontinuados há muito tempo, recriar autenticamente a maquiagem de Tammy Faye Bakker com achados semelhantes tornou-se a obsessão de Dowd.
Esforçando-se para recriar as lágrimas borradas de rímel de Bakker, Dowds também reutilizou alguns dos cílios postiços do filme para dar aos olhos de Tammy Faye de Chastain uma aparência mais vivida e pesada de rímel. Essa mesma atenção aos detalhes foi aplicada às perucas, às unhas postiças e às fantasias excêntricas usadas por Chastain.