O ex-campeão dos pesos pesados protagonizou um dos maiores escândalos do boxe – e essa história pode ser vista no Star+.
Mike Tyson é um dos maiores boxeadores da história. Suas vitórias o tornaram um ícone do esporte. Agora, ele tem sua vida contada em Mike: Além de Tyson, disponível exclusivamente no Star+.
O ex-boxeador, hoje com 56 anos, é lembrado pelos fãs por estrelar um dos momentos mais escandalosos que o esporte já viveu. Em 1997, ele mordeu a orelha de Evander Holyfield em pleno combate.
Descubra, a seguir, por que ele mordeu o agora ex-boxeador do Alabama e que punição recebeu por agredir o rival.

Quando foi a luta entre Tyson e Holyfield
Mike Tyson e Evander Holyfield se encontraram em Las Vegas, em 28 de junho de 1997. Foi a segunda luta entre os dois – a primeira havia sido em 9 de novembro de 1996.
O MGM Grand Garden Arena, na cidade de Las Vegas, em Nevada, foi palco do chamado "O Som e a Fúria": o duelo mais lucrativo da história do boxe até então.
A bilheteria da noite somente foi superada anos depois no encontro entre Oscar de La Hoya e Floyd Mayweather.
Por que Tyson mordeu a orelha de Holyfield
Próximo ao fim do quarto round da luta de 1997, Tyson movimentou a cabeça em direção ao oponente. Ele havia retirado o protetor bucal e decidiu realizar a agressão.
Mike mordeu a orelha direita de Holyfield, arrancando um pedaço da cartilagem. Imediatamente, ele cuspiu a parte cortada, em claro sinal de que queria continuar a luta.
O árbitro, porém, reagiu à dor de Evander, que urrava e pulava. A luta foi interrompida, Holyfield foi atendido e, depois, a luta prosseguiu. Tyson, então, mordeu a orelha esquerda do oponente.
A luta prosseguiu até o final do round. O árbitro desclassificou Mike Tyson e deu a vitória a Holyfield.
Segundo Tyson, ele mordeu seu rival porque Holyfield teria lhe dado uma cabeçada, e isso o deixou furioso: “Eu o mordi porque queria matá-lo. Fiquei com raiva porque ele me bateu na cabeça. Perdi a consciência do combate e meu plano de luta. Não ia deixar ninguém tirar a minha glória”, contou Tyson em entrevista à rede de TV norte-americana Fox News.
“Eu estava realmente bravo por ter levado uma cabeçada e tudo mais. Realmente perdi o foco de toda a luta. Isso me tirou do meu plano de luta e tudo mais”, completou o atleta.

A penalidade de Tyson por morder a orelha de Holyfield
Após a mordida, Tyson sofreu duras sanções da Associação Mundial de Boxe (WBA em sua sigla em inglês). Mike teve que pagar uma multa de três milhões de dólares, prestar serviço comunitário e foi suspenso do boxe.
Sua licença foi retirada por tempo indeterminado – algo incomum para a época no esporte. No entanto, um ano depois, a licença foi devolvida. Tyson ainda lutou até 11 de junho de 2005, quando perdeu para o irlandês Kevin McBride.