A série documental da NatGeo acaba de estrear sua nova temporada no Star+ e traz casos impressionantes! Confira uma seleção de episódios de acidentes aéreos históricos.
Uma das séries documentais mais interessantes do Star+ estreou a sua nova temporada no início de maio com 10 novos episódios: Mayday! Desastres Aéreos, que tem produção da National Geographic.
Mayday! traz alguns dos acidentes de avião mais complexos e famosos da história, e explica cada caso por meio de reconstruções virtuais e encenações para que o público entenda o que deu errado em cada tragédia.
A série doc ficou conhecida pela qualidade de suas demonstrações, a pesquisa de qualidade e a maneira didática e simples de explicar o funcionamento de aeronaves e os impactantes acidentes.
Mayday! mostra ainda a parte dramática dos episódios, que demonstram as escolhas difíceis que comandantes, controladores de voo e outros funcionários tiveram que fazer.
Quem ainda não conferiu a série, veja a seleção de cinco episódios imperdíveis de Mayday! e se prepare para as novas emoções da temporada 22, já disponível no Star+:
Mayday! Desastres Aéreos: Proibido de decolar, Boeing MAX 8
O episódio 4 da 20ª temporada mostra um caso envolvendo uma das aeronaves mais polêmicas dos últimos anos: o modelo mais popular da Boeing, o 737 MAX, que até foi proibido de decolar em 2019 após dois acidentes graves em apenas cinco meses.
Ao todo, foram 346 vidas perdidas no período com o uso desse tipo de aeronave. O caso de 2018, retratado no episódio, faz parte dos acidentes foi o mais fatal envolvendo o avião.
O voo saiu dia 29 de outubro daquele ano saindo de Jacarta, capital da Indonésia, indo em direção a Pangkal Pinang, uma distância que totaliza 460 quilômetros. No entanto, o avião caiu com 13 minutos de voo em um mergulho que matou todos os 181 passageiros e os oito tripulantes a bordo.
As investigações mostraram que os comandantes tentaram diversas vezes reverter um funcionamento do sistema da aeronave que a forçava para baixo. Graças a uma leitura incorreta da máquina, todos morreram.
Mayday! Desastres Aéreos: Acidente em Katmandu
Neste desastre aéreo encenado no episódio 6 da 20ª temporada de Mayday!, vamos ver como ocorreu um dos acidentes mais fatais envolvendo um modelo Bombardier Dash 8 Q400.
No voo de 12 de março de 2018, a aeronave perdeu o controle na hora do pouso, fazendo com que ela derrapasse para fora da pista de pouso no aeroporto internacional de Tribhuvan, em Katmandu, no Nepal.
Atravessando a cerca, o avião caiu em um campo de futebol próximo, onde quase imediatamente explodiu em chamas. As 51 das 71 pessoas a bordo morreram devido ao impacto, enquanto o restante sofreu graves queimaduras devido ao incidente.
Com uma investigação repleta de polêmicas, uma comissão nomeada pelo governo do Nepal investigou o acidente e emitiu um relatório que concluiu que a provável causa do acidente foi desorientação do piloto.
O relatório foi criticado pela companhia aérea e pelo representante de Bangladesh na comissão, que considerou que os controladores de tráfego aéreo do aeroporto não haviam feito seu trabalho adequadamente.
Mayday! Desastres Aéreos : Mergulho no Pacífico
Outro acidente completamente fatal, o voo 261 do Alaska Airlines ocorrido em 31 de janeiro de 2000, levou todos os 88 passageiros e tripulantes para a morte no meio do Oceano Pacífico.
O episódio 3 da 21ª temporada conta a história do avião McDonnell Douglas MD-83 que saiu de Puerto Vallarta, no México, em direção a São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.
Investigações determinaram que a manutenção inadequada levou ao desgaste excessivo e eventual falha de um sistema crítico de controle durante o voo.
O que torna o caso notável foi a completa inversão da aeronave durante o trajeto. Os dois comandantes tentaram salvar a aeronave, operando-a por algum tempo de forma invertida. No entanto, os esforços foram em vão.
Mayday! Desastres Aéreos: Sinais Mistos
No episódio 2 da nova temporada, a 22, somos apresentados ao que ficou conhecido mais tarde como “O desastre dos Açores” e considerado o pior desastre aéreo da história de Portugal.
O voo independente 1851 saiu em 8 de fevereiro de 1989 de Bérgamo, na Itália, em direção a Punta Cana, na República Dominicana. Quase três horas depois de sua partida, no entanto, o avião, que tinha uma parada programada no aeroporto de Santa Maria, nos Açores, em Portugal, começou um diálogo caótico com os controladores de voo.
Em uma troca que, investigações mostradas pelo programa, envolveu erros de comunicação entre a torre de comando e os comandantes, a tripulação calculou mal a pressão e a distância para pouso.
Como consequência, a aeronave acabou batendo em Pico Alto, montanha de 586 metros na ilha de Santa Maria. Todos os 144 passageiros e tripulantes morreram.
Mayday! Desastres Aéreos: Engano Mortal
Já no episódio 8 da 22ª temporada, vamos ver um dos casos mais assustadores da história da aviação, quando quatro sequestradores tomaram controle do voo 013 do Balkan Bulgarian Airlines em 7 de março de 1983.
O avião saiu de Sófia, capital da Bulgária, com direção a Varna, mas os sequestradores pediram ao comandante que os levasse para a Áustria. A tripulação, no entanto, seguindo ordens da polícia, fingiu que seguia para o país, mas ficou voando em círculos próximo à Varna.
As autoridades, então, cortaram a energia da cidade para evitar que os sequestradores reconhecessem a costa do Mar Negro. Um policial e um funcionário fingiram ser austríacos para os quatro, enquanto policiais entravam na aeronave para salvar os reféns.