O mestre dos suspenses sobrenaturais cheios de reviravoltas está presente no serviço de streaming com sucessos como O Sexto Sentido e Fragmentado. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Um dos diretores mais comentados da atualidade, que traz ao público histórias de suspense sobrenatural, M. Night Shyamalan é um cineasta respeitado em Hollywood por seus grandes filmes de sucesso – muitos disponíveis para assistir no Star+.
Shyamalan começou a fazer filmes já na faculdade, ganhando reconhecimento desde seu primeiro longa. Mas foi em 1999, com O Sexto Sentido, estrelado por Bruce Willis e Toni Collette, que ele ganhou de vez notoriedade no mundo do cinema.
Conheça um pouco da trajetória desse diretor de cinema nascido na Índia, mas que tem longa carreira nos Estados Unidos e coleciona blockbusters, como sua famosa trilogia Corpo Fechado, Fragmentado e Vidro. Descubra quais filmes estão disponíveis para ver (ou rever) no Star+
Night Shyamalan: nascido na Índia, criado nos Estados Unidos
Manoj Nelliyattu Shyamalan nasceu em 6 de agosto de 1970, em Puducherry, na Índia. Embora seus pais tenham se mudado para os Estados Unidos após o nascimento de sua irmã mais velha, sua mãe passou a última parte da gravidez de Manoj na Índia, onde ele nasceu.
Cerca de seis semanas depois, mãe e filho se juntaram ao pai e à irmã em Penn Valley, na Filadélfia. Durante sua infância, Manoj ganhou uma câmera de filme de 8 mm e, quando concluiu o Ensino Médio, já tinha feito 45 filmes caseiros.
Manoj fez o curso de Cinema da New York University (NYU) e se formou em 1992. Foi a partir dessa época que ele passou a se referir a si mesmo como M. Night Shyamalan.
Shyamalan fez seu primeiro longa-metragem quando ainda era estudante na NYU, estrelando ele mesmo como ator principal. A produção foi eleita o “Filme de Estreia do Ano” pelo American Film Institute em 1993. O longa contava a história de um norte-americano nascido na Índia que vai ao país para um reencontro com suas origens.

Night Shyamalan e o filme Sexto Sentido
Após alguns trabalhos como roteirista, Shyamalan estourou em Hollywood como diretor com O Sexto Sentido (1999) – filme sobre um menino que revela a seu psicólogo que pode falar com os mortos. Ele escreveu a história em 1995, e apresentou o roteiro para os estúdios em 1997.
O filme, estrelado pelos atores norte-americanos Bruce Willis e Haley Joel Osment, e pela atriz australiana Toni Collette, tornou-se o grande sucesso do verão de 1999, arrecadando mais de 670 milhões de dólares em todo o mundo, o que mais do que compensou seu orçamento de 40 milhões de dólares. O Sexto Sentido foi indicado a seis Oscar®, incluindo os de Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor.
Outros filmes de sucesso se seguiram, incluindo Corpo Fechado (2000), também com Bruce Willis, e Sinais (2002), um thriller de ficção científica sobre um pastor (Mel Gibson) que, após perder a fé, deve enfrentar uma invasão alienígena.
Após alguns outros longas, M. Night Shyamalan lança Fragmentado em 2016, uma sequência de Corpo Fechado. Em 2019, ele faz o último filme da trilogia desse suspense: Vidro.
Veja, a seguir, os filmes imperdíveis de M. Night Shyamalan presentes no Star+:
O Sexto Sentido tem a melhor reviravolta final
O Sexto Sentido conta a história de Malcolm Crowe (Bruce Willis), um psicólogo infantil que ganha um prêmio na mesma noite em que recebe a visita de um ex-paciente, Vincent Grey (Donnie Wahlberg), completamente insatisfeito. Revoltado com o tratamento que recebeu, ele fere Crowe e depois se mata.
Algum tempo após esse encontro, Crowe, ainda chocado com o ocorrido, é visitado por um menino de nove anos de idade chamado Cole (papel de Haley Joel Osment), que tem sintomas parecidos com o de Vincent: ele “vê pessoas mortas”.
Crowe, então, passa muito tempo com o menino para tentar descobrir uma forma de ajudá-lo. A mãe de Cole, Lynn Sear (Toni Collette) está sem saber o que fazer com os problemas crescentes da criança, que a cada dia fica mais desesperada.
O filme tem reviravoltas surpreendentes que fizeram os fãs de suspense se apaixonarem pelo longa – que se tornou um cult do gênero.

Sinais e os extraterrestres criados por Shyamalan
Sinais (2002) mostra como, após um terrível acidente que mata sua esposa, o pastor Graham Hess (Mel Gibson) abdica de sua fé e profissão para trabalhar em tempo integral em sua fazenda.
Seu irmão, Merrill (Joaquin Phoenix), um ex-jogador de beisebol da liga secundária, passa a morar com ele para ajudá-lo a cuidar de seus dois filhos: Morgan (Rory Culkin), que sofre de asma, e a pequena Bo (Abigail Breslin).
Seis meses após o acidente, estranhos círculos começam a aparecer no milharal de Graham. Eles inicialmente especulam que adolescentes da cidade podem ser os culpados, mas logo descobrem que os curiosos sinais estão por todo o mundo.
Aos poucos, a família começa a acreditar que os círculos nas plantações são apenas um dos muitos sinais enviados por extraterrestres. Sem saber se as criaturas são amigáveis ou não, os Hess tomam precauções extremas para se proteger.

Fim dos Tempos traz o apocalipse e Mark Wahlberg
Em Fim dos Tempos (2008), o professor de ciências Elliot Moore (Mark Wahlberg) está em aula quando todos são convocados ao teatro da escola e informados sobre um evento misterioso que está ocorrendo na cidade de Nova York.
Segundo relatos, os cidadãos que estão nas proximidades do Central Park começaram de forma repentina – e inexplicável – a ter convulsões pouco antes de se matar.
À medida que o fenômeno começa a se espalhar e as conversas sobre terrorismo enchem as ondas do rádio, Elliot, sua esposa, Alma (Zooey Deschanel), seu amigo Julian (John Leguizamo) e sua filha, Jess (Ashlyn Sanchez), embarcam em um trem com destino ao suposto posto de segurança do país.
Mas quando o trem para antes de chegar ao seu destino final, os passageiros assustados são forçados a se defender em meio ao caos do que parece ser o fim da humanidade.

Corpo Fechado, mais uma “dobradinha” com Bruce Willis
Grande sucesso de Shyamalan dos 2000, Corpo Fechado traz o diretor trabalhando de volta com Bruce Willis para contar a história de David Dunn, um homem que pega um trem na cidade de Nova York para a Filadélfia depois de uma entrevista de emprego mal-sucedida.
No meio do caminho, o trem sai dos trilhos e David é o único sobrevivente entre os 131 passageiros. E ele não está apenas vivo, como não sofreu nenhum arranhão!
Enquanto David se pergunta o que aconteceu, encontra um estranho misterioso, Elijah Price (Samuel L. Jackson), que explica existir um certo número de pessoas no mundo que seriam “inquebráveis”.
Elas têm resistência e coragem notáveis, uma predisposição para comportamentos perigosos e também estranhas premonições de eventos terríveis. David precisa entender se ele se encaixa nessa definição e o que isso significará para ele. Esse filme deu início a uma trilogia de sucesso de Shyamalan.

Fragmentado traz muito suspense e James McAvoy
Após 16 anos desde o lançamento de Corpo Fechado, Shyamalan lança a sequência tão esperada pelos fãs: Fragmentado (2016), que conta com uma atuação fenomenal de James McAvoy e Anya Taylor-Joy já brilhando no início de carreira.
Em plena luz do dia, depois de uma festa de aniversário em um shopping, a adolescente Casey Cooke (Taylor-Joy) e suas colegas de classe são raptadas por Kevin Crumb/Dennis (McAvoy), um estranho homem que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade.
Não uma, mas 23 personalidades distintas residem dentro de Kevin, sendo que algumas identidades são mais sinistras e perigosas que outras. E o sequestro das três garotas é uma preparação para o surgimento da 24ª personalidade, denominada, ameaçadoramente, de Besta.

Vidro encerra trilogia com Willis, McAvoy e Samuel L. Jackson
O terceiro e último filme da trilogia que iniciou em Corpo Fechado, Vidro (2019) mostra como David Dunn (Bruce Willis) tenta encontrar o perigoso Kevin (McAvoy), atormentado por 24 personalidades, algumas mais perigosas do que outras.
No entanto, as coisas se complicam quando ele e Casey (Anya Taylor-Joy) encontram a psiquiatra Ellie Staple (Sarah Paulson), que faz parte de uma organização focada em convencer aqueles que acreditam ser sobre-humanos que tudo não passa de um delírio.
Eles são levados para Raven Hill Memorial, onde Elijah Price, também conhecido como “Vidro” (Samuel L. Jackson), com quem Dunn lutou anteriormente há mais de uma década, está detido.
Agora, os três precisam dar um jeito de convencer a psiquiatra Staple de que o perigo representado por Kevin é real e está próximo.