O Universo Marvel está de luto no Brasil. Morreu nesta terça-feira, 1º de fevereiro, o ator e dublador Isaac Bardavid, responsável por ser a voz brasileira de Wolverine no cinemas
As vozes de nossos personagens favoritos marcam também nossa história, entrando no coração e na memória dos fãs. Este é o caso da voz de Wolverine, um dos personagens mais populares de todos os tempos no Universo Marvel. Imortalizada pelo dublador brasileiro Isaac Bardavid, que morreu na última terça-feira, 1º de fevereiro, no Rio de Janeiro.
O ator Hugh Jackman, que viveu o personagem em todos os filmes recentes da saga, publicou em suas redes sociais uma mensagem sobre a perda do dublador e postou uma foto do encontro dos dois, em 2017: "Isaac Bardavid. Que lenda. Que vida e legado. Que voz! #Wolverine #Logan Descanse em paz, meu amigo", disse o australiano. Vale lembrar que Logan está disponível no serviço de streaming Star+.
Uma carreira incrível
Formado em Direito, a trajetória de Isaac Bardavid como dublador impressiona. Além de criar a versão brasileira da voz do Wolverine, também interpretou vocalmente em português uma variedade tão grande de personagens que vai de Freddy Krueger, em A Hora do Pesadelo, passando pelo vilão Esqueleto, na animação He-Man; estão em seu currículo ainda o criar a voz do simpático Tigrão, em O Ursinho Pooh; o Rei de Tão-Tão Distante em Shrek 2 e 3; o Yao da fábula Mulan; o Powhatan em Pocahontas; além de Gibbs, personagem dos filmes Piratas do Caribe; e o Odin em Thor.
Mas vale lembrar que o relacionamento do Isaac com o mundo da ficção começou com sua participação em novelas na TV. A primeira foi O Porto dos Sete Destinos, em 1966. Com o passar do tempo, ele fez parte de diversos elencos trabalhando como ator em folhetins televisivos, entre os quais destacam-se Gabriela (1975), Escrava Isaura (1976), Selva de Pedra (1972) e O Cravo e a Rosa (2000).
Adeus à voz de Wolverine
Embora estivesse cheio de projetos pela frente, Isaac Bardavid tinha problemas respiratórios e estava internado tratando um enfisema pulmonar que se complicou, e o dublador não conseguiu se recuperar.
Suas últimas interpretações como ator aconteceram durante 2021, quando participou de algumas peças de teatro e de uma série de TV brasileira.
Aos fãs brasileiros de Wolverine, fica a certeza de que a voz de Isaac será para sempre um marco a fim de lembrar do personagem. Deixamos aqui a nossa homenagem.