O thriller estrelado por Ben Affleck é baseado em um best-seller que mistura realidade com ficção. Descubra o que é verdade e o que é criação da autora Gillian Flynn. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
A intrigante história protagonizada pelos atores Ben Affleck e Rosamund Pike em Garota Exemplar, suspense emocionante disponível no Star+, até hoje levanta dúvidas: o que é real e o que é ficção no filme?
A produção é baseada no livro best-seller de Gillian Flynn, que leva o mesmo nome “Garota Exemplar” (“Gone Girl”, em inglês). A autora norte-americana lançou a obra em 2012, que foi adaptada para o cinema em 2014 no filme Garota Exemplar, dirigido por David Fincher.
Apesar de Gillian Flynn ter afirmado em algumas entrevistas, como para a revista Entertainment Weekly, que seu livro não é sobre o assassinato de Laci Peterson, ocorrido em 2002, ela admite que há vários pontos de similaridade nas duas histórias.
Veja o que aconteceu no crime real – que é retratado no filme Garota Exemplar – e o que é totalmente ficção:

Garota Exemplar: A bela esposa desaparecida é um fato real
Como no filme, o caso de Laci Peterson, que aconteceu em Modesto, na Califórnia, em 2002, chamou atenção da polícia e da mídia após o desaparecimento da esposa de Scott Paterson: Laci, de 27 anos.
No filme, Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece justamente no 5º aniversário de casamento com Nick Dunne (Ben Affleck). Laci desapareceu enquanto passeava com o cachorro na véspera do Natal. Durante a busca, as duas mulheres foram retratadas como símbolos de doçura e beleza.
A ficção fica por conta da real natureza de cada uma delas: em Garota Exemplar, descobrimos como Amy realmente é e seu terrível plano de vingança, já Laci tinha um perfil verdadeiramente tranquilo.
Garota Exemplar: O falso marido triste (real)
Tanto na história do crime californiano, quanto na produção de David Fincher, o marido da esposa desaparecida se mostra muito abalado e triste com a situação inesperada.
Scott Peterson e seu colega fictício de Garota Exemplar, Nick Dunne, eram considerados os “maridos perfeitos”. Eles tinham belas casas, casamento feliz e carreira sólida. Mas em suas vidas privadas, eles tinham problemas financeiros.
Scott tinha uma grande dívida antes de Laci desaparecer, já o personagem de Affleck vivia do fundo fiduciário da esposa. E em ambos os casos, o possível motivo de receber seguro de vida de suas esposas foi considerado pelos promotores.
Nick e Scott se esforçaram para mostrar uma emoção verdadeira enquanto sua esposa estava desaparecida. Ambos sempre aparecem desesperados e tristes com o sumiço da “amada”.

Garota Exemplar: A gravidez da esposa (real)
A gravidez é um fato relevante tanto no caso real quanto no filme. Apesar de que na história de Laci, seu final tenha sido muito mais comovente. Ela estava grávida de oito meses do primeiro filho quando desapareceu.
Já Nick e Amy Dunne haviam tentado engravidar e, no final, Amy anunciou que está grávida. Infelizmente, tudo foi apenas para impedir o marido de revelar a verdade sobre seu “desaparecimento”.
Garota Exemplar: Atenção da mídia (real)
O frenesi da mídia para cobrir o desaparecimento da bela esposa, como vemos em Garota Exemplar, também aconteceu com o casal Peterson. Gillian Flynn fez dos Dunnes um casal atraente como os Petersons, que rapidamente conquistaram a atenção da mídia.
No dois casos, foram realizadas uma coletiva de imprensa e algumas vigílias organizadas pelas famílias. No filme, Nick é confrontado com perguntas dos jornalistas sobre se ele é um suspeito, algo que também aconteceu com Scott, embora ele tenha optado por ir embora em vez de responder.
Toda essa cobertura foi liderada por uma apresentadora de TV obcecada com o caso – na vida real, foi Nancy Grace, e no longa, era Ellen Abbott (Missi Pyle).

Garota Exemplar: Desfecho da história (ficção)
O final das duas histórias é completamente diferente. Ao contrário do livro e do filme, o marido da real desaparecida é o culpado por seu sumiço e seu assassinato. Scott Peterson é um assassino condenado à pena de morte que foi preso em 2003.
No filme, há várias reviravoltas na história com direito à vingança, Amy Dunne volta viva para casa e se depara com a multidão de repórteres e seu marido – alcançando a fama e a atenção da mídia.