Não perca as histórias inspiradoras apresentadas em Pride, produção documental que você pode assistir exclusivamente no Star+.
O Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho no mundo inteiro, é daquelas datas que não podem passar sem reflexão e sem ser mencionada, principalmente no âmbito da cultura. Eleito como símbolo da luta por direitos civis entre pessoas LGBTQIA+, este dia, em especial, remete a uma série de protestos ocorridos no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Nova York, no ano de 1969.
A data é um marco para o início da conscientização sobre a importância das conquistas sociais e jurídicas que promovem o respeito à diversidade. Isso porque os protestos daquele dia já pediam pelo fim da violência contra gays, lésbicas e trans. Stonewall era um conhecido ponto de encontro para pessoas de todas as orientações sexuais, o qual costumeiramente era invadido com violência pela polícia.
Os detalhes desta e de outras histórias ligadas à luta por direitos estão na série documental Pride, disponível no Star+, produção necessária para não só celebrar o orgulho de ser livre e amar de forma livre, como também por se aprofundar na luta por direitos civis LGBTQIA+, nos Estados Unidos, entre os anos 1950 até os 2000.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: saiba mais sobre a série Pride
Em Pride, sete diretores que pertencem à comunidade LGBTQIA+ apresentam histórias reais inspiradoras e emocionantes sobre a luta de direitos nos Estados Unidos. Os relatos vão desde o período de vigilância de homossexuais pelo FBI, durante os anos 1950, até as guerras culturais dos anos 1990.
O último episódio, por sua vez, se concentra nas mudanças conquistadas por pessoas LGBTQIA+ a partir dos anos 2000, e o impacto delas na sociedade.
A produção também reavalia o legado queer do movimento pelos direitos civis e reconta a batalha pela igualdade no casamento entre pessoas homossexuais. A evolução, década a década, em termos de direitos e inclusão legal de identidades trans também é mostrada na série.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: onde assistir a Pride e quantos episódios tem
Com entrevistas exclusivas e material de arquivo de figuras pioneiras no movimento da comunidade LGBTQIA+ – tais como a atriz trans Christine Jorgensen, a ativista e dra. queen Flawless Sabrina, e a escritora e ativista Ceyenne Doroshow, entre outras –, Pride tem seis episódios que você pode assistir no Star+.
Saiba um pouco mais sobre os temas de cada um dos seis episódios:
-
1950 – As Pessoas Davam Festas: um olhar revelador sobre o ritmo vibrante da comunidade queer na década de 1950.
-
1960 – Protestos e Revoluções: nesta década, vemos a luta e o ativismo da comunidade LGBTQIA+ por direitos, aceitação e igualdade.
-
1970 – A Vanguarda da Luta: em uma jornada pessoal, a roteirista, diretora e produtora de cinema Cheryl Dunye mostra como as ações nos anos 1970 deram origem a um movimento nacional nos Estados Unidos para o avanço da luta LGBTQIA+.
-
1980 – Underground: a Nova York dos anos 1980 se torna o centro da cena underground queer.
-
1990 – Guerra de Culturas: os anos 1990 abriram uma nova era para a comunidade LGBTQIA+, ao menos era o que se pensava na época.
- 2000 – Y2gay: a visibilidade queer ganha destaque nessa década, mas a segue a luta pelos direitos trans.