Para comemorar a data que reforça a importância da produção nacional, confira 5 ótimas produções nacionais disponíveis no Star+.
Em 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida em homenagem à primeira gravação de imagens em movimento no país, feita na Baía de Guanabara, realizada neste dia em 1898. O responsável pela façanha foi o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – que retornava da Europa ao Rio de Janeiro trazendo cinematógrafos.
Para celebrar a importância e a força do cinema nacional, selecionamos grandes produções brasileiras para assistir no Star+ em homenagem à data. No catálogo do streaming há desde o grande sucesso Tropa de Elite, que despontou o ator Wagner Moura para o mundo, até a irreverente comédia nacional Vai que Dá Certo.
Confira 5 filmes nacionais para curtir no Star+ e homenagear o cinema brasileiro:

Dia do Cinema Brasileiro: Tropa de Elite
Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, é um dos filmes de maior sucesso do país – tanto em público quanto em crítica. Lançado em 2007, o longa conta a história do Capitão Nascimento (vivido por Wagner Moura). Ele é um policial do Rio de Janeiro que ocupa o posto de capitão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e tenta equilibrar o duro e violento dia a dia profissional com a vida familiar.
O longa traz questões bem complexas da realidade brasileira, como o tráfico de drogas, o funcionamento das milícias, o tráfico de influência no governo, entre outros temas. Mas também tem espaço para solidariedade e carinho em família. O elenco ainda conta com outros grandes atores, como Milhem Cortaz, Maria Ribeiro, André Ramiro, Fernanda de Freitas e Juliano Cazarré.

Dia do Cinema Brasileiro: Vai que Dá Certo
A comédia Vai que Dá Certo (2013) conta a história de cinco amigos de adolescência que compartilham a frustração de não terem alcançado o sucesso financeiro imaginado quando eram mais jovens.
Para recuperar o tempo perdido, eles têm a louca ideia de aceitar uma proposta arriscada: participar de um assalto a uma transportadora de valores. Desta forma, o grupo se coloca em confusões hilárias para tentar cometer o “crime perfeito”. O longa é dirigido por Maurício Farias e tem um elenco de peso com Lúcio Mauro Filho, Felipe Abib, Natália Lage e Fábio Porchat.

Dia do Cinema Brasileiro: Nise - O Coração da Loucura
O filme Nise – O Coração da Loucura é uma justa homenagem à trajetória da médica psiquiatra Dra. Nise da Silveira que, no Brasil dos anos 1950, mostra uma alternativa mais humana para tratar de pacientes psiquiátricos. Nise era absolutamente contra os métodos agressivos usados na época em casos de esquizofrenia – doença muitas vezes tratada com eletrochoques e lobotomia.
A Dra. Nise (interpretada por Glória Pires) aplicava a arteterapia em seus pacientes, dando atenção, amor e estimulando cada um a desenvolver seu potencial. A cinebiografia tem a direção de Roberto Berliner e no elenco estão ainda Fabrício Boliveira, Cláudio Jaborandy, entre outros.

Dia do Cinema Brasileiro: O Homem que Copiava
O Homem que Copiava (2003) é um filme que mistura humor, ação e romance ao contar a trajetória de André (Lázaro Ramos), um operador de fotocopiadora em uma papelaria que ganha mal e resolve fazer algo ilegal para ter dinheiro. Ele também quer chamar atenção da garota que gosta: Sílvia (Leandra Leal).
Mas a ideia de André acaba gerando uma grande confusão ao envolver até falsificação de dinheiro. O longa tem direção e roteiro de Jorge Furtado e conta com a participação de Luana Piovani e Pedro Cardoso.

Dia do Cinema Brasileiro: Impuros – O Filme
O longa Impuros - O Filme (2019) nasceu do grande sucesso da série Impuros, que tem todas as temporadas disponíveis no Star+ e, já está em produção da 4ª temporada. O filme traz novamente o ator Raphael Logan (indicado duas vezes ao Emmy® Internacional pelo papel) como Evandro do Dendê.
A produção é ambientada nos anos 1990, quando Evandro é um jovem da favela que queria ganhar dinheiro honestamente ao fazer 18 anos. Mas após a morte de seu irmão, que era traficante de drogas e foi assassinado por policiais, o destino de Evandro toma outro rumo. Agora, tudo que ele quer é vingança. No elenco estão presentes nomes da série homônima, como Rui Ricardo Diaz, Lorena Comparato e Cyria Coentro.