A produção traz um elenco diverso em uma obra necessária contra a violência de gênero.
Em casos de violência doméstica ou familiar, basta ligar para 180 e falar diretamente com a Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.
A violência contra a mulher – qualquer tipo de agressão física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual – segue com dados alarmantes em todo o Brasil, mesmo após a criação da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio. E a série , Não Foi Minha Culpa, aborda justamente este tema.
A produção estreou no dia 10 de agosto e, ao longo de seus episódios, conta 10 histórias de mulheres vítimas de violência de gênero, como até de feminicídio – todas elas inspiradas em acontecimentos reais.
O Carnaval, tradicional festa conhecida por sua liberdade e tolerância, se torna o elo entre as diferentes tramas. As histórias cruzam-se e revelam as contradições de uma sociedade machista, racista e misógina, que ainda precisa mudar muito no Brasil.
A seguir, conheça quem são as mulheres retratadas em Não Foi Minha Culpa e as atrizes que vivem cada uma delas.
Dandara Mariana é a cantora Raíssa
Raíssa é uma mulher negra de 33 anos, que sonha em ser cantora. Apesar de todo seu talento, sua carreira ainda não deslanchou. A sorte, porém, parece enfim lhe sorrir quando um produtor musical a convida para gravar um disco na Alemanha.
A cantora não quer deixar seu filho para trás, mas sua mãe diz que fica com o menino, e a convence a perseguir seu sonho. Raíssa então embarca em busca de sua grande chance.
Fernanda Nobre é a atriz Valéria

Em Não Foi Minha Culpa, Fernanda Nobre vive a atriz gaúcha Valéria. Linda e com talento, ela sofre com uma autoestima extremamente baixa, o que a faz ficar cada vez mais dependente de seu namorado.
Sua necessidade de se sentir amada a faz abrir mão de planos e sonhos em favor do companheiro, a ponto de ela se isolar por completo de amigos e familiares.
Aline Dias é a arquiteta Ingrid
Com apenas 23 anos de idade, Ingrid é uma jovem piauiense contratada para trabalhar em uma das maiores construtoras do país.
Com isso, ela se muda para São Paulo, onde precisa, diariamente, se esforçar para se destacar na empresa e ser reconhecida como a profissional competente que é.
Simone Iliescu é faxineira Maria do Carmo
Com 30 anos e semi-analfabeta, Maria do Carmo faz faxina para sustentar a si e a seu filho. Ao ficar viúva, seu cunhado vai morar na mesma casa que ela e a criança.
Em Não Foi Minha Culpa, Maria passa a ser diariamente agredida, verbal e fisicamente, pelo cunhado. E ainda se vê obrigada a dar todo seu dinheiro a ele.
Gabrielle Joie é a adolescente Joana
Vinda de uma família de classe média alta, Joana tem apenas 18 anos. Ela é uma jovem trans, que tem uma ótima relação com a mãe, a qual sempre esteve a seu lado durante seu processo de transição.
Por outro lado, Joana não tem muito contato com o pai desde que ele e sua mãe se separaram. Extremamente romântica, a jovem aguarda ansiosamente sua cirurgia de reafirmação de gênero.
Karol Lannes é a influenciadora Mary Lee
Militante do body positivity nas redes sociais, Mary Lee já tem milhares de seguidores aos 25 anos. Em seu perfil, ela sempre aparenta ser bem resolvida com o fato de ser uma jovem de corpo gordo e bissexual.
No entanto, Mary nunca teve nenhum relacionamento sério em toda a sua vida. Isso até conhecer uma pessoa por quem fica perdidamente apaixonada.
Ana Paula Secco é a religiosa Edmara

Casada há 50 anos, Edmara é uma mulher evangélica que convive com violência doméstica há anos por seguir à risca os dogmas de sua igreja. Entretanto, um dia ela é espancada após o marido ter uma crise de ciúmes.
Edmara decide sair de casa em decorrência da agressão. Mas perdoa o marido e volta novamente, após ele prometer que irá mudar de atitude.
Luana Xavier é a médica Ana Luisa
Extremamente inteligente, Ana Luisa é uma ortopedista muito bem-sucedida. No entanto, ela lida com o transtorno de personalidade borderline, que a leva a ter um medo excessivo de ser abandonada.
Com isso, a médica é capaz de fazer qualquer coisa para impedir o fim de seus relacionamentos.
Virginia Rosa interpreta Rosa

Com 65 anos, Rosa é uma mulher negra alegre e trabalhadora, que nunca fugiu às lutas que o dia a dia impõe. Tudo muda, porém, quando seu filho, que trabalha como caminhoneiro, se separa e volta a morar com ela.
Bianca Comparato e Lorena Comparato são as vizinhas Carol e Priscila
Carol (Bianca Comparato) é uma jornalista de espírito aventureiro, que já conheceu diversos países e sempre viu na mãe um exemplo de mulher forte e independente.
Em Não Foi Minha Culpa, Carol é vizinha de Priscila (Lorena Comparato), uma jovem alegre, sorridente – e também a atual namorada de seu ex.
Não perca Não Foi Minha Culpa
O elenco da produção conta ainda com nomes como Malu Mader, que interpreta uma promotora pública, Elisa Lucinda, Dalton Vigh, Armando Babaioff, João Baldasserini, entre outros.
Realizada pela Cinefilm, a série tem roteiro de Juliana Rosenthal e Michelle Ferreira. A produção foi toda filmada em São Paulo e contou com a direção da cineasta Susanna Lyra.