A nova comédia do Star+ tem conquistado os críticos especializados graças à química entre os protagonistas e a representatividade latina. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Chega ao Star+ a nova série de comédia Este Tonto, que vem conquistando a crítica por conta da representatividade de comunidades latinas nos Estados Unidos. A produção também dá espaço para personagens que saíram da prisão recentemente, um tema pouco abordado normalmente na ficção.
A série de comédia é inspirada na vida do comediante Chris Estrada, que ajudou a criá-la e atua como o personagem principal, Julio Lopez. Este Tonto se passa no centro-sul de Los Angeles (Califórnia), em uma área pouco glamourosa da cidade, onde Lopez ainda mora com a mãe.
A seguir, descubra quatro motivos para incluir Este Tonto na sua lista de favoritos para conferir no Star+.

1. Os temas tratados em Este Tonto
A nova série gira em torno da vida pacata do trintão Julio Lopez, que ainda mora na casa da mãe, namora a mesma garota desde o Ensino Médio e encontra qualquer desculpa para não lidar com seus próprios problemas, e nem fazer planos para o futuro.
Julio trabalha na Hugs Not Thugs, uma organização sem fins lucrativos de reabilitação de ex-membros de gangues e ex-presidiários. Tudo caminhava normalmente até que seu primo mais velho, Luis (Frankie Quinones) retorna de um tempo preso e entra para o programa da ONG.
2. O embate de personalidades entre dois personagens de Este Tonto
Um dos principais pontos da produção é o conflito entre Julio e Luis, que após cumprir sua pena por quase dez anos passa a morar com o protagonista e sua família. E os dois não poderiam ser mais diferentes.
Enquanto Julio se esforça ao máximo para ser confiável e responsável, Luis viveu sempre uma vida de crimes, o que o levou à prisão. Depois de ser libertado, Luis entra para o programa da ONG e é justamente seu primo quem vira seu “mentor”. Assim, os dois começam a complicada tarefa de se entenderem.
Apesar de Julio tentar assumir uma postura sóbria e responsável, fica claro para o espectador que ele, assim como o primo, não faz ideia do que está fazendo com a própria vida. Aos poucos, os dois começam a se entender e a notar que possuem mais pontos em comum do que imaginavam.
3. A química entre protagonistas de Este Tonto
A relação entre Julio e Luis tem sido destacada pela crítica especializada. “O ponto mais atraente da série é sem dúvida a relação entre os protagonistas, um careta hipócrita e seu primo, um tonto que ficou anos atrás das grades”, diz Caroline Framke, da revista norte-americana Variety.
“Com Chris Estrada e Frankie Quiñones mais do que confortáveis na pele de seus personagens, Este Tonto já sairia ganhando. Mas o show se supera nos momentos em que os dois trocam de lugar figurativamente”, afirma a crítica da Variety.

4. Este Tonto traz debates entre família e tradição
Além dos dois primos, a série conta com variados personagens latinos. A mãe de Julio é Esperanza (Laura Patalano) e os dois vivem com a divertida avó Maria (Julia Vera). Vira e mexe, o protagonista termina e reata com sua namorada de infância, Maggie (Michelle Ortiz), e lida com os diversos membros da ONG.
Todas essas pessoas mostram a vibrante cultura latina de Los Angeles, retratando a realidade dessa comunidade. A crítica Nicole Froio, do site norte-americano de entretenimento Refinary29, exalta a capacidade de Este Tonto em mostrar como a relação da cultura com a tradição entre os latinos é ambivalente e complicada.
“Em um dos melhores episódios, Esperanza fala sobre a culpa que sente ao tentar aproveitar qualquer coisa boa, já que constantemente sente que tudo para o imigrante sai mais caro. A abuelita Maria tenta convencê-la de que, apesar dos sacrifícios, nada vale a pena se não pudermos aproveitar um pouco nossas conquistas”, diz ela.
A crítica Nicole também cita como, em determinado momento da série, o sobrinho de Julio, Aiden, é obrigado a fazer a primeira comunhão – mesmo que a família toda tenha se tornado ateia. “É uma tentativa de manter uma cultura viva mesmo que pouco se tenha a ver com ela”, explica.