Um dos cineastas mais originais do cinema, Guillermo del Toro tem grandes produções para serem vistas no streaming, desde o premiado filme A Forma da Água até a série The Strain.
Um dos diretores de cinema mais originais e inovadores do momento está presente no Star+. Vencedor do Oscar®, o diretor Guillermo Del Toro é conhecido por misturar elementos de horror e fantasia a temas de grande complexidade emocional.
Quem assina o Star+ pode conferir todo seu talento único em alguns de seus filmes mais famosos no serviço de streaming. É possível assistir a um de seus trabalhos mais recentes, O Beco do Pesadelo, até o filme que lhe rendeu dois prêmios Oscar® em 2018, A Forma da Água.
Além disso, o cineasta atua também como produtor de diversos projetos como séries e filmes, como o longa de terror de 2021, Espíritos Obscuros.
Guillermo Del Toro: o início de sua carreira
Nascido em Guadalajara, no México, em 9 de outubro de 1964, Guillermo del Toro desenvolveu interesse por filmes e histórias de terror quando criança.
Ele começou a fazer curtas-metragens enquanto ainda cursava o ensino médio e seguiu seu sonho ao estudar Cinema na Universidade de Guadalajara. Posteriormente, Guillermo aprendeu a arte da maquiagem para filmes com o lendário maquiador Dick Smith.
Durante a década de 1980, o hoje diretor ficou trabalhando como maquiador de efeitos especiais e foi cofundador da Necropia, uma empresa de efeitos especiais.
Entre 1988 e 1990, Del Toro escreveu e dirigiu vários episódios da série de terror para televisão Hora Marcada, antes de fazer o roteiro e dirigir seu primeiro longa-metragem no México, Cronos, em 1993.
O filme, sobre os efeitos de um dispositivo que confere imortalidade, ganhou nove prêmios Ariel da Academia Mexicana de Cinema e também recebeu o grande prêmio da Semana da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Cannes de 1993.

Guillermo Del Toro: premiações e reconhecimento
Seus próximos filmes lhe renderam grande reconhecimento internacional, levando-o a dirigir nos Estados Unidos, inclusive, adaptações de quadrinhos famosos. Um de seus maiores marcos, que lhe rendeu sucesso comercial e crítico, é o filme A Forma da Água (2017)
O filme, escrito e dirigido por Guillermo del Toro, foi indicado a 13 Oscars® e ganhou quatro estatuetas, incluindo o de melhor filme. Além disso, pelo longa ele ganhou o Globo de Ouro® e o Prêmio BAFTA® de Melhor Diretor.
Seu próximo projeto de direção foi o filme O Beco do Pesadelo, em 2021, em que ele teve a oportunidade de mergulhar no gênero de suspense noir, que sempre o atraiu desde o início da carreira.
Guillermo del Toro escreveu o roteiro e trabalhou com os astros Bradley Cooper e Cate Blanchett para criar um longa cheio de tensão e estilo que também foi indicado a quatro prêmios no Oscar® de 2022.
Conheça todas produções de Guillermo Del Toro disponíveis no Star+:

A Forma da Água
A Forma da Água é o filme mais premiado de Guillermo del Toro, tendo vencido na categoria principal do Oscar® de 2018 como Melhor Filme, além de render ao cineasta mexicano seu primeiro prêmio Oscar® como Melhor Diretor.
O filme é ambientado no auge da corrida espacial e da Guerra Fria, no início dos anos 1960 em Baltimore, Estados Unidos, Elisa Esposito (Sally Hawkins), uma mulher muda e solitária, tem uma rotina diária simples como zeladora noturna em uma instalação de pesquisa ultrassecreta do Governo norte-americano.
Com apenas dois amigos, Zelda (Octavia Spencer), a solícita colega de trabalho que entende a linguagem de sinais, e Giles (Richard Jenkins), seu vizinho pintor, Elisa fica impactada pela chegada inesperada de um ser anfíbio amazônico à corporação.
Mantida em uma coleira curta dentro de um tanque de água, a misteriosa criatura escamosa é, inevitavelmente, o centro das atenções. Só que quando um certo vínculo de amizade começa a florescer entre a criatura e Elisa, a própria sobrevivência desse raro ser passa a depender da protagonista.

O Beco do Pesadelo
O filme O Beco do Pesadelo é uma adaptação do romance de mesmo nome de William Lindsay Gresham, de 1946. Apesar do livro ter rendido um longa em 1947, Guillermo insiste que a produção não é um remake e sim, uma nova interpretação do romance noir.
No filme, acompanhamos Stan Carlisle, interpretado pelo ator Bradley Cooper, um cara sem dinheiro e com um passado violento. Enquanto tenta arranjar um trabalho em apresentações circenses, Stan fica intrigado com a habilidade de leitura de mentes de Zeena (Toni Collette) e seu marido Pete (David Strathairn).
Ele rapidamente aprende os truques dos colegas e se muda com sua nova namorada Molly (vivida por Rooney Mara) para Chicago, onde começa a fazer sucesso. Ele, então, se depara com uma nova rival: Lilith Ritter (Cate Blanchett), uma psicanalista elegante com vários clientes poderosos e que faz a ele uma terrível oferta que muda sua vida.

The Strain
The Strain (2014 a 2017) é uma série com quatro temporadas que foi criada por Guillermo del Toro e Chuck Hogan, baseada na trilogia de livros de mesmo nome escrita pelos dois.
A série conta a história do Dr. Ephraim Goodweather (Corey Stoll), chefe do Centro de Controle de Doenças Canary Team na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Ele e sua equipe são chamados para investigar um misterioso surto viral com marcas de uma cepa antiga e maligna de vampirismo. À medida que a tensão se espalha, Eph, sua equipe e um elenco de nova-iorquinos comuns travam uma guerra contra o vírus que toma conta de cada vez mais pessoas.

Espíritos Obscuros
Dirigido por Scott Cooper e produzido por Guillermo del Toro, o filme Espíritos Obscuros (2021) acompanha a história de Julia Meadows, interpretada por Keri Russel, uma professora que começa a notar comportamentos estranhos em um de seus alunos, Lucas.
Preocupada que o garoto esteja tendo problemas em casa, ela e seu irmão passam a investigar o garoto. O que parecia ser um caso para uma assistente social se torna rapidamente algo muito mais sinistro, à medida que os dois descobrem que Lucas está mantendo algo muito assustador em sua casa.