O maior jogador de futebol americano de todos os tempos se despediu da liga nacional. Brady deixa uma carreira excepcional de mais de 20 anos cheia de recordes e títulos
Thomas Edward Patrick Brady – ou Tom Brady, como o norte-americano é mais conhecido, confirmou na terça-feira (1º) sua aposentadoria da National Football League (NFL), a liga de futebol americano dos Estados Unidos, depois de 22 anos de carreira. Consagrado como uma lenda do esporte, o quarterback se despede de uma carreira cheia de recordes e holofotes.
Tom Brady: o maior campeão de Super Bowls
O quarterback de 44 anos se aposentou como o jogador mais vezes campeão na história do Super Bowl, conquistando, ao todo, sete títulos. A vitória que garantiu a ele o recorde aconteceu na temporada 2021, no Super Bowl 55, com um placar de 31 a 9 do Tampa Bay Buccaneers, último time pelo qual jogou, sobre o Kansas City.
Com o título, Brady superou sozinho o número de troféus dos times que mais venceram o campeonato: o New Englands Patriots - sua ex-equipe - e o Pittsburgh Steelers, ambos com seis títulos cada.
Brady também foi considerado cinco vezes o MVP (Most Valuable Player), ou o melhor jogador, de todo o Super Bowl; e três vezes MVP da NFL, em 2007, 2010 e 2017.
Tom Brady: recordes e mais recordes
Além de ser o jogador que mais levou troféus para casa, Brady também tem os recordes das principais marcas para um quarterback. Não à toa, ele é um dos 10 atletas nessa posição eleitos para o time de 100 melhores da História de toda a NFL.
Também na temporada do ano passado, o ex-camisa 12 superou Drew Brees e se tornou o líder em jardas aéreas da História da liga americana, alcançando a marca de 84.520 jardas. Ele possui ainda o maior número de passes para touchdown (624) e é o único quarterback com 600 passes para touchdown na carreira em temporada regular.
Como se isso fosse pouco, o jogador ainda detém a marca maior número de vitórias na temporada regular (243) e o maior número de vitórias nos playoffs (35), que superam em 19 a marca de qualquer outro quarterback.

Mensagens de despedida para Tom Brady
A aposentadoria de Tom mexeu com o mundo do esporte. Uma vez confirmada a saída da maior lenda do futebol americano, diversos outros atletas renomados publicaram despedidas ao jogador. O ex-pivô do basquete, Shaquille O’Neal, foi um dos primeiros famosos a se manifestar. “Não, cara. Levanta e joga mais um ano”, escreveu o astro em suas redes sociais e, logo em seguida, postou: “Te amo, irmão. Um prazer absoluto ter te visto jogar.”
Acompanhando os cumprimentos de Shaq, outro ícone do basquete, Kevin Love escreveu: “O maior de todos”. E JJ Watt, ex-adversário de Brady, comentou: "parabéns e aproveite o próximo capítulo, irmão. O maior de todos os tempos”.
Robert Kraff, CEO dos Patriots, onde Brady atuou por 20 anos, também prestou homenagens ao quarterback. “Você não precisava ser fã dos Patriots para respeitar e apreciar sua competitividade, determinação e vontade de vencer que impulsionaram seu sucesso. Como fã de futebol, foi um privilégio assistir. Como torcedor dos Patriots, foi um sonho realizado. Foi uma jornada e tanto, obrigado e parabéns, Tom Brady”, escreveu Kraff em seu perfil no Twitter.
Até mesmo o rei do futebol brasileiro, Pelé, se manifestou sobre a saída de Brady do esporte. “Você é uma lenda. Agora que terá mais tempo, quando passar por aqui, espero um abraço seu e da Gisele”, escreveu em uma postagem no instagram.
Conhecido no Brasil como “Giselo”
E por falar em Gisele Bündchen, uma curiosidade é a de que, apesar de Brady ser conhecido no mundo inteiro como um grande astro da NFL, no Brasil sua fama nunca teve a ver com sua performance em campo. Por aqui, ele é carinhosamente chamado de “Giselo”, em referência ao posto de par romântico da top model.
Em terras brasileiras, muitas pessoas sequer tinham ouvido falar de Brady até que os dois se casaram, em 2009. Tanto que, ao saber da aposentadoria do jogador, muita gente deu mais atenção à breve declaração de amor, em português, que ele deixou em sua carta de despedida. “Te amo, amor da minha vida” , escreveu o atleta mencionando Gisele.

Man in the Arena
A trajetória de um dos maiores quarterbacks da história da NFL é contada em detalhes na nova série documental Man in the Arena, produzida em parceria com a ESPN e já disponível no Star+.
São 10 episódios que trazem as vitórias e derrotas vivenciadas por Tom Brady durante sua carreira, tanto no âmbito psicológico e emocional, como no preparo físico do atleta. Apresentando um ponto de vista pessoal de Brady, cada um dos capítulos relatam uma das aparições do jogador no Super Bowl, detalhando o caminho percorrido até a final do campeonato.
Todos os episódios já estão disponíveis para assinantes do serviço de streaming.