Seja você um novato no mundo criado por Kubo Tite ou um fã de carteirinha, sempre é bom relembrar os principais pontos da história do anime. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Chegou em janeiro, com exclusividade no Star+, todas as temporadas de Bleach, série japonesa que é considerada um dos maiores animes de todos os tempos.
Os fãs podem curtir toda a história original criada nos mangás do artista Kubo Tite em preparação para o aguardado arco final, Bleach: Thousand-Year Blood War, que chega em breve ao serviço de streaming.
Bleach apresenta 366 episódios distribuídos em suas 16 temporadas e ainda não havia finalizado a história contada na série de mangá original. Ao longo do tempo, o anime mostrou novos arcos da trama, culminando em sua última temporada, conhecida como O Agente Perdido, de 2012.
Agora, no entanto, quando Bleach completa 20 anos desde o primeiro lançamento, o final da trama será lançado no dia 22 de fevereiro no Star+ – para a alegria dos fãs.
Quem ainda não está ambientado no universo de Bleach e quer saber um pouco mais sobre o anime, confira a seguir o essencial sobre Bleach – seja para assistir às temporadas disponíveis ou se preparar para a trama final.
1. Fantasmas e a Soul Society de Bleach
O conceito de Bleach é simples. O mundo humano é vigiado por uma realidade alternativa celestial chamada Soul Society, habitada por seres sobrenaturais chamados Soul Reapers ou Shinigami.
Os Soul Reapers são normalmente invisíveis a olho nu. Eles correm matando monstros chamados Hollows, ou almas humanas corrompidas que não foram capazes de fazer a viagem para a Soul Society.
O protagonista de Bleach, Ichigo Kurosaki, é um menino humano com capacidade de ver fantasmas, Hollows e Soul Reapers.
Ichigo recebeu os poderes de um Soul Reaper “substituto” quando o responsável por sua vizinhança, uma mulher chamada Rukia Kuchiki, foi ferida. E é a partir desse ponto que as coisas saem do controle.
2. As espadas Zanpakutou
Cada Soul Reaper luta com uma espada chamada Zanpakutou, e todas as Zanpakutou têm uma aparência diferente.
Além disso, cada uma dessas espadas especiais tem habilidades e poderes diferentes, que evoluem à medida que o Soul Reaper treina com ela. Cada Zanpakutou também tem um nome próprio. A de Ichigo se chama Zangetsu.
3. Shikai, bankai e outros e poderes das espadas de Bleach
Cada Zanpakutou tem uma série de movimentos especiais exclusivos, sendo o mais importante o seu “bankai” – que é uma espécie de ataque final.
Cada bankai faz com que a Zanpakutou se transforme de alguma forma e as transformações podem ir desde uma espada maior do que o normal até virar uma arraia gigante. Não há regras sobre isso.
Os Soul Reaper devem treinar muito para desbloquear o bankai de sua espada Zanpakuto e o uso deles é geralmente visto como uma espécie de último recurso nas lutas.
Enquanto isso, um shikai é uma espécie de “mini” bankai, que muda a forma da espada (embora não muito dramaticamente) e fornece uma força a mais. Normalmente, uma luta em Bleach vai de uma luta de espadas normal, para uma luta com formas shikai, para uma luta com formas bankai.

4. As facções que existem em Bleach
Soul Reapers não são os únicos seres com habilidades sobrenaturais que vagam pelo universo de Bleach. Existem também os Quincies, que são humanos com habilidades espirituais que também lutam contra os Hollows.
No entanto, ao contrário dos Soul Reapers – que buscam trazer as almas humanas em suas formas Hollow de volta à Soul Society – os Quincies procuram destruir todo e qualquer vestígio dos Hollows.
Por outro lado, Arrancar (sim, é esse mesmo o nome) são ex-Hollows que, sem a ajuda de Soul Reapers e sem serem assassinados por Quincies, recuperaram sua autonomia e são capazes de controlar seus poderes Hollow.
Todas as três facções desempenham um papel importante na Guerra de Sangue de Mil Anos, que aparece na última temporada de Bleach, mas os Quincys são os principais antagonistas.
5. A Hierarquia em Bleach
A Soul Society e os Soul Reapers funcionam com uma hierarquia bastante burocrática. Dentro da Soul Society, existem treze divisões diferentes, cada uma com uma especialização diferente liderada por um capitão e um vice-capitão.
Você poderá identificar os capitães por suas jaquetas brancas, cada uma com a escrita de sua respectiva divisão nas costas. Os vice-capitães, por outro lado, usam uma braçadeira com seu número.
6. Bleach usa idiomas diferentes
O criador de Bleach, Kubo Tite, gosta de incorporar idiomas além do japonês e do inglês em seu trabalho, o que pode ajudar a diferenciar as diferentes facções e personagens apenas ouvindo-os falar.
Por exemplo, Soul Reapers e pessoas dentro da Soul Society geralmente usam nomes japoneses para lugares e coisas.
Os Arrancar são quase universalmente nomeados de acordo com palavras em espanhol, e seus ataques geralmente também são em espanhol.
Os Quincies, entretanto, são de origem germânica. Seus ataques, quartéis-generais e tecnologia quase sempre estão em alemão.
7. Bleach no Star+: os amigos de Ichigo
Bleach não tem escassez de personagens secundários e nem todos são Soul Reapers como Ichigo. Os três melhores amigos de Ichigo, Chad, Inoue e Ishida, são lutadores superpoderosos.
Chad é capaz de invocar uma espécie de armadura mágica em seus braços que lhe dá muita força. Os grampos de cabelo de Inoue permitem que ela convoque pequenos espíritos semelhantes a fadas que a ajudam a curar pessoas. Já Ishida, por outro lado, é um Quincy.
Há também Urahara, um ex-Soul Reaper que agora vive no mundo humano e dirige uma espécie de boutique cheia de dispositivos místicos. Ele ajuda Ichigo com diferentes ferramentas e armas, mas nem sempre é completamente confiável.