Entenda melhor o que é real e o que é ficção na nova produção estrelada por Kathryn Hahn
A nova série exclusiva do Star+ As Pequenas Coisas da Vida já chegou à plataforma e conta como uma escritora desiludida tenta dar uma nova chance a si mesma depois de começar a escrever para uma coluna de conselhos.
Estrelado por Kathryn Hahn, o show foi produzido por Reese Witherspoon e Laura Dern e é baseado na vida e obra de Cheryl Strayed, que escreveu o livro de mesmo nome da série, além de “Livre”.
Este último também virou um longa produzido por Witherspoon, disponível no Star+, e conta a história de como Strayed fez uma caminhada de quase dois mil quilômetros pelos Estados Unidos para se recuperar de um vício em heroína e processar o luto pela morte da mãe.
Assim como Livre, As Pequenas Coisas da Vida se baseia em um período específico da vida de Cheryl, quando a autora passou por diversas mudanças e descobertas. Para entender melhor o que é real e ficção na adaptação, confira essa lista de fatos a seguir:

É real em As Pequenas Coisas da Vida: Cheryl teve uma coluna sobre conselhos de relacionamento em uma revista
As Pequenas Coisas da Vida segue a protagonista Clare (Kathryn Hahn), enquanto ela assume uma coluna de conselhos no momento em que sua própria vida está desmoronando. O show explora o relacionamento de Clare com seu marido (Quentin Plair) e sua filha, Rae (Tanzyn Crawford).
Cheryl, de fato, escreveu uma coluna de conselhos extremamente popular, no início de 2010, para a revista digital “The Rumpus” e que se intitulava "Querida Doçura". Ela assumiu a coluna por indicação do amigo, Steve Almond, que escrevia para a revista antes dela.
Em vez de escrever textos com conselhos e feedbacks práticos para os problemas do dia a dia, Cheryl respondia o que pensava através de ensaios ponderados, certificando-se de incluir exemplos da própria vida – e abordando temas maiores sobre o que significava ser uma pessoa e cometer erros.
A coluna teve tanto sucesso que Cheryl publicou uma coleção dos seus ensaios em 2012, após o sucesso do livro de memórias “Livre”. É esta obra – intitulada “Pequenas Coisas da Vida” – que inspira diretamente a série.
Hoje em dia, a autora apresenta um podcast com Steve Almond chamado “Dear Sugar” e baseado na mesma premissa mas, dessa vez, sem se esconder por trás do pseudônimo.
É real em As Pequenas Coisas da Vida: os problemas de Cheryl com dinheiro
Na série, a protagonista luta para manter um emprego e sobreviver mantendo uma carreira como escritora.
Da mesma forma, Cheryl Strayed também teve problemas financeiros na vida real. De fato, antes do sucesso da obra “Livre”, Strayed tinha mais de 85 mil dólares em dívidas e quase perdeu a casa, como contam alguns artigos do site norte-americano Vulture, especializado em entretenimento e cultura.
"Nossa vida não mudou muito depois de Livre. Só saímos da dívida do cartão de crédito, mas isso já foi o suficiente. Como qualquer pessoa que já teve dívidas graves sabe, isso era um pesadelo”, ela chegou a comentar sobre esta época.
É real em As Pequenas Coisas da Vida: casamentos e divórcios de Cheryl
Embora esteja atualmente em seu segundo casamento, desta vez com o documentarista Brian Lindstrom, Cheryl se casou primeiro com Marco Littig quando tinha apenas 20 anos de idade.
Este fato também está presente na trajetória da personagem de Kathryn Hahn na série As Pequenas Coisas da Vida. Segundo Cheryl disse para a revista Elle norte-americana, na trama era preciso que Clare também tivesse se casado muito cedo já que muitos dos conselhos dados por ela refletem essa vivência.

É real em As Pequenas Coisas da Vida: um momento familiar doloroso
Em um dos episódios da série, a jovem Clare, interpretada por Sarah Pidgeon, é chamada pela mãe para voltar da faculdade para casa aparentemente sem motivo algum.
Na cena, ela fica muito brava com o pedido: "Não posso simplesmente voltar porque você sente minha falta", diz Clare em determinado momento.
No entanto, a mãe logo serve um jantar para a protagonista e seu irmão– e nele conta aos dois que foi diagnosticada com uma doença intratável. Este cenário exato é como Cheryl Strayed, na vida real, descobriu que sua própria mãe havia sido diagnosticada com câncer de pulmão, explicou a autora para a revista Time.
É ficção em As Pequenas Coisas da Vida: as possíveis “realidade paralelas” vividas por Cheryl
Liz Tigelaar, showrunner da série, disse para a revista Vanity Fair que o conceito da da produção é uma espécie de “realidade paralela” de Cheryl se ela não tivesse feito a caminhada retratada em “Livre”.
Cheryl Strayed reforçou a escolha do roteiro dizendo que, apesar de ter vários elementos autobiográficos, a série não é 100% real. “Clare é alguém com quem tenho muitas coisas em comum, mas sua vida atual não é a minha vida. As coisas que estão acontecendo no casamento dela não são as coisas que estão acontecendo no meu casamento, o filho dela não é o meu”, disse sobre a trama da série.
Outra diferença fundamental entre Strayed e Clare é que, na série, a personagem de Hahn tem apenas uma filha enquanto a autora tem dois.

Ficção e realidade se misturam em As Pequenas Coisas da Vida
“Há uma parte da vida dela que tem que estar muito alinhada com a minha: as experiências mais formativas de sua vida, as coisas que a colocaram no caminho em que ela está agora”, explicou Cheryl Strayed para a mesma entrevista à revista Elle.
Ter perdido a mãe jovem, ter passado por um relacionamento distante e triste com o pai, crescer pobre em um ambiente rural e ter se casado muito jovem – e se divorciado jovem também – são fatores principais entre essas semelhanças, segundo a escritora.
“Essas coisas que cito sempre nas colunas tinham que estar lá”, explica. “Criamos essa ‘Clare bifurcada’, na qual temos a jovem adulta interpretada pela extraordinária Sarah Pidgeon a qual tem muitas de suas cenas tiradas direto da minha vida”, complementa Cheryl.
“Depois temos a maravilhosa Kathryn Hahn interpretando a Clare adulta, que é a pessoa que seguiu um caminho diferente do meu”, concluiu ela na conversa.
Se você ficou interessado em saber como todos esses detalhes se desenvolvem na trama, não deixe de conferir As Pequenas Coisas da Vida no Star+.