Diretor de filmes como O Sexto Sentido e Sinais, M. Night Shyamalan coleciona sucessos no cinema. Saiba mais sobre ele.
Quando o assunto são diretores que fizeram do suspense a sua marca em Hollywood, é impossível não lembrar de M. Night Shyamalan.
Nascido na Índia, o cineasta tornou-se conhecido no mundo inteiro com o filme O Sexto Sentido (1999), pelo qual foi indicado a dois prêmios Oscar® na categoria de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.
A história do menino Cole (Haley Joel Osment), que alega ver espíritos, surpreendeu a audiência e ainda deixou uma das frases mais marcantes do cinema: “Eu vejo gente morta”!
Aproveite para conhecer mais sobre M. Night Shyamalan com estas quatro curiosidades que o Star Brasil separou para você:

1. Qual é o nome verdadeiro de M. Night Shyamalan
Apesar de ser mundialmente conhecido como M. Night Shyamalan, o nome de batismo do cineasta é Manoj Nelliyatu Shyamalan.
O “M” do nome artístico é o Manoj abreviado, ao passo que Night (“noite”, em inglês) foi criação do diretor - um termo que tem tudo a ver com o tom de suspense sombrio da maioria dos seus filmes.

2. M. Night Shyamalan costuma fazer participações especiais nos filmes que dirige
Quem é fã do cineasta já vai assistir aos seus filmes esperando por uma participação especial. Em geral, ele atua em papéis pequenos, cujo tempo em tela dura apenas alguns minutos ou até mesmo poucos segundos.
Em O Sexto Sentido, por exemplo, o diretor faz uma ponta como o Dr. Hill, o médico que atende Cole no hospital e que desconfia que a mãe do meniono (Toni Collette) seja a responsável pelos ferimentos dele.
3. M. Night Shyamalan é diretor de filmes desde a adolescência
Aos 17 anos, M. Night Shyamalan já tinha feito nada menos do que 45 filmes caseiros. Eram produções amadoras e independentes que ele mesmo filmava em casa com os recursos que tinha à disposição.
Claro que nada desse material tinha o padrão de qualidade técnica de Hollywood, mas certamente serviu como aprendizado para o garoto que sonhava em dirigir grandes filmes.

4. M. Night Shyamalan já foi o roteirista mais bem-pago
Em 2002, M. Night Shyamalan foi considerado o roteirista mais bem-pago de Hollywood. Na época, recebeu cinco milhões de dólares para escrever o roteiro de Sinais.
Na trama, a família Graham, cujo patriarca é vivido por Mel Gibson, lida com estranhos círculos que começam a aparecer em seu milharal e seres misteriosos cercando a propriedade.
Aos poucos, os Graham descobrem que os acontecimentos são sinais enviados por extraterrestres e se preparam para o pior, sem saber o real motivo dos alienígenas estarem ali.
Assista aos filmes de M. Night Shyamalan no Star+
Que tal aproveitar para conhecer um pouco mais do trabalho do diretor? O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000), Sinais (2002), Fim dos Tempos (2008), Depois da Terra (2013), Fragmentado (2017) e Vidro (2019) estão disponíveis no Star+.