O último episódio de The Walking Dead conta parte da história que Robert Kirkman apresentou em sua história em quadrinhos, mas também traz novos cenários.
A batalha final de The Walking Dead já aconteceu e você pode acompanhar no Star+. Com o episódio 24 da temporada 11, a série deu um desfecho à trama mais famosa de apocalipse zumbi da TV. Ela foi baseada, em grande parte, na história em quadrinhos escrita pelo estadunidense Robert Kirkman.
Quadrinhos x série: quais diferenças existem na história de Rick Grimes?
Nos quadrinhos, Rick Grimes é um personagem presente até o final e não deixa de lutar com a Governadora. No fim proposto pelas HQs, ele é assassinado pelo filho de Pamela Milton, Sebastian, que invade a casa de Rick e atira em seu peito com uma arma.
Na série, no entanto, o protagonista desapareceu na temporada 9 e voltou para o último episódio. Grimes surge na margem de um rio, suado e com a barba cerrada, todo coberto de barro. Nesse momento, ele é descoberto por um helicóptero que o adverte que foi localizado e deve se render.

Quadrinhos x série: o que acontece com Rick Grimes e Daryl Dixon dentro da Commonwealth?
Nos quadrinhos, o exército se revolta contra Pamela Milton dentro da Commonwealth, que tem Mercer como figura principal. Na disputa, ele se coloca do lado de Rick. Do outro lado, a Governadora se apresenta com seu próprio exército e ordena o ataque à comunidade.
No entanto, ao ver que não respondem às ordens de Milton, Rick pergunta aos integrantes do exército se estão dispostos a lutar e a matar os membros de sua própria comunidade e dá um discurso emocionante com o objetivo de conseguir uma mudança de união política e social.
Na série, esses fatos acontecem, mas com a mudança de um personagem principal: a pessoa que protagoniza o discurso é Daryl Dixon, o qual convence os dois grupos a abaixarem suas armas. “Merecemos algo melhor que isso”, adverte Dixon.

Quadrinhos x série: o salto temporal no final de The Walking Dead
Nos quadrinhos, há um salto temporal que poderia ser de mais de uma década, no qual é possível encontrar Carl Grimes adulto e pai de uma menina chamada Andrea.
Já Aaron e Jesús continuam juntos, Michonne é a juíza de Commonwealth e Eugene trabalha em uma companhia ferroviária.
Na série, por sua vez, o salto temporal é de apenas 1 ano, no qual, logicamente, Carl Grimes não aparece porque morreu na temporada 8. Maggie é a líder de Hilltop e Ezekiel foi nomeado como novo Governador de Commonwealth.
Qual foi o destino do restante dos sobreviventes? Descubra tudo no último episódio de The Walking Dead, que você pode acompanhar exclusivamente no Star+.