As lendas que triunfaram no Los Angeles Lakers foram homenageadas ao longo dos anos com essa prática de “aposentar” camisas. Entenda mais sobre essa história presente na série Lagacy, no Star+.
Em outubro de 2021, Jeanie Buss, a presidente do Los Angeles Lakers (time retratado na série Legacy, disponível no Star+), confirmou em suas redes sociais a aposentadoria da camisa com o número 16 do espanhol Pau Gasol.
Desta forma, o jogador de basquete Pau Gasol, que anunciou o fim da carreira, tornou-se o 11º jogador do Lakers a receber a curiosa homenagem de ter a camisa “aposentada” ao deixar definitivamente as quadras de basquete.
Por que as camisetas dos jogadores de basquete são aposentadas?
O Los Angeles Lakers é um símbolo do basquete mundial e algumas das lendas mais conhecidas do esporte já jogaram no time. Por conta disso, as camisas de alguns desses esportistas foram aposentadas, com o objetivo de homenageá-los por sua excelente trajetória tanto no time quanto no esporte.
Um dos jogadores reconhecidos por meio dessa prática foi o célebre jogador Kobe Bryant (que faleceu em um acidente de helicóptero em 2020), sendo aposentadas as camisas 8 e 24.

As camisetas aposentadas do Los Angeles Lakers
- Camiseta do número 13: Wilt Chamberlain
- Camiseta do número 16: Pau Gasol
- Camiseta do número 22: Elgin Baylor
- Camiseta do número 25: Gail Goodrich
- Camiseta do número 32: Magic Johnson
- Camiseta do número 33: Kareem Abdul-Jabbar
- Camiseta do número 34: Shaquille O'Neal
- Camiseta do número 42: James Worthy
- Camiseta do número 44: Jerry West
- Camiseta do número 52: Jamaal Wilkes
Não deixe de assistir Legacy: A Verdadeira História dos Lakers no Star+
Para saber mais sobre a trajetória dos últimos 40 anos do Los Angeles Lakers, basta conferir a nova série documental sobre sua história de sucesso.
Produzido pela diretora executiva e proprietária majoritária Jeanie Buss, Legacy: A Verdadeira História dos Lakers está disponível desde quarta-feira, 7 de dezembro, no Star+.