Com a estreia da 3ª temporada de American Crime Story no Star+, veja alguns fatos envolvendo o ex-presidente dos Estados Unidos e que é o eixo principal desta produção.
A série American Crime Story: Impeachment teve sua estreia no Star+. Os fãs da famosa série baseada em crimes reais, criada por Scott Alexander e Larry Karaszewski, acompanharão nesta temporada um dos acontecimentos mais importantes da história política dos Estados Unidos.
Estamos falando do fato que ficou conhecido como “Monicagate” pela imprensa internacional para se referir ao escândalo entre o então presidente Bill Clinton e a estagiária Monica Lewinsky. A seguir, aprenda as 5 chaves para entender o fato que chocou o mundo nos anos 1990 e é retratado na 3ª temporada da série.

American Crime Story, Impeachment: Quem é Monica Lewinsky?
Monica Lewinsky (Beanie Feldstein na série) era uma jovem estagiária de 22 anos, nascida em San Francisco, na Califórnia, formada em Psicologia e que trabalhava na Casa Branca diretamente para o Presidente dos Estados Unidos na época. Ele era Bill Clinton. Os encontros íntimos entre os dois foram revelados em uma investigação que depois “vazou” para a mídia em 1998.

American Crime Story, Impeachment: Quando começou o escândalo?
Em 1998, Bill Clinton (vivido por Clive Owen na série) foi denunciado por abuso sexual por uma ex-funcionária da Casa Branca, Paula Jones. O processo que levou a uma investigação exaustiva em que, entre várias descobertas, o vínculo extraconjugal com Monica Lewinsky foi finalmente descoberto e se tornou em um grande escândalo político.
Diante das evidências, o presidente não teve escolha a não ser admitir tudo à imprensa e ao Congresso, o que levou a um julgamento político sem precedentes nos Estados Unidos.

American Crime Story, Impeachment: o que aconteceu com Bill Clinton após o escândalo?
Em 19 de dezembro de 1998, Bill Clinton teve que enfrentar um julgamento de Impeachment promovido pelos membros do Congresso Americano. O presidente, no entanto, foi absolvido de todas as acusações.
American Crime Story, Impeachment: O que aconteceu com Monica Lewinsky após o escândalo?
Depois de toda a investigação, Monica Lewinsky ganhou popularidade inesperada em todo o mundo, o que permitiu a ela iniciar uma carreira na mídia e também na moda.
Alguns anos depois, Monica concluiu um Mestrado em Psicologia e se afastou por um tempo das câmeras de televisão até que, em 2014, ela voltou à cena pública para realizar trabalhos como ativista social contra o cyberbullying.

American Crime Story, Impeachment: quem é Linda Tripp, a amiga de Monica que tornou o escândalo público
Nesta história há uma terceira pessoa que desempenhou um papel fundamental, pois sem ela o fato não teria chegado nas mãos dos promotores públicos: Linda Tripp. Linda era uma funcionária do Pentágono que se tornou amiga e confidente de Monica Lewinsky.
Em 1997, Linda (Sarah Paulson na produção) passou a gravar as conversas nas quais Monica revelava detalhes dos encontros íntimos com Bill Clinton. Foi ela que depois entregou as gravações ao promotor especial Kenneth Starr – que investigava as acusações de assédio sexual do presidente desde 1994.
Ela também é uma das personagens que aparecem em American Crime Story: Impeachment e que você já pode curtir no Star+.