A temporada 1 de American Crime Story retrata um dos julgamentos mais controversos da década de 1990 nos Estados Unidos. Saiba mais sobre o caso e veja todas as temporadas no Star+.
Orenthal James Simpson, mais conhecido como O. J. Simpson, é um ex-jogador de futebol americano que se tornou um dos mais famosos no esporte, em todos os tempos.
O. J. começou no esporte na Universidade do Sul da Califórnia, onde se destacou por sua grande velocidade, o que rendeu sua estreia na National Football League (NFL), em 1969, com o Buffalo Bills.
O atleta é o protagonista do caso que inspirou a primeira temporada de American Crime Story, disponível no Star+. Aqui estão as respostas para sete perguntas-chave que muitos se fazem ao assistir à série O Povo Contra O.J. Simpson: American Crime Story.

1) American Crime Story: Quais foram as conquistas esportivas de O.J. Simpson?
Em 1969, O.J. Simpson começou a atuar na NFL, a liga oficial de futebol norte-americano, com o Buffalo Bills. Mas uma lesão levou sua equipe a tomar a decisão de enviá-lo para o San Francisco 49ers, em 1978. O. J. jogou por esse time até o final da carreira, em 1979.
Entre suas conquistas e seus reconhecimentos estão: seis vezes eleito para o Pro Bowl – a partida que reúne as maiores estrelas do esporte em um mesmo jogo – nos anos de 1969, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976). Recebeu o Troféu Heisman, dado ao melhor jogador universitário de futebol americano, em 1968.
Em 1973, foi eleito o Jogador Mais Valioso da NFL com o prêmio NFL Honors, o Jogador Ofensivo do Ano e o Jogador Mais Valioso do Super Bowl. Já em 1985 ele foi selecionado para fazer parte do Hall da Fama da NFL.
2) American Crime Story: Quais foram as outras atividades em que O.J. Simpson atuou?
Após sua aposentadoria do futebol americano, O.J. Simpson atuou como locutor de televisão e ator. Ambos trabalhos permitiram que ele fizesse parte de comerciais, filmes e séries.
Um de seus grandes sucessos foi o personagem Nordberg na franquia Corra que a Polícia Vem Aí.

3) American Crime Story: Quais foram os amores de O.J. Simpson?
O. J. Simpson casou com Marguerite L. Whitley, em 1967. Depois de 12 anos juntos e três filhos — Arnelle, Jason e Aaren Lashone — eles se divorciaram em 1979.
Em 1985, casou novamente, agora com Nicole Brown. Com ela teve dois filhos: Sydney Brooke e Justin Ryan. Mas, em 1992, os dois se divorciaram por "diferenças irreconciliáveis".
4) American Crime Story: de que O.J. Simpson foi acusado?
Em 1994, Simpson foi acusado de homicídio culposo pelos assassinatos de sua ex-mulher, Nicole Brown, e do amigo dela, Ronald Goldman.
Já em 2008, ele foi alvo de várias acusações, incluindo assalto à mão armada. Simpson teria roubado artigos esportivos, juntamente com dois cúmplices armados, de um quarto de hotel em Las Vegas, Nevada.
5) American Crime Story: qual foi a sentença que O.J. Simpson recebeu?
Em 1995, o júri absolveu O.J. Simpson no julgamento pelas mortes de Brown e Goldman. Esse processo foi considerado um dos mais midiáticos do mundo — e também um dos mais longos, pois durou 134 dias).
Em 1997, a Justiça dos Estados Unidos atendeu a uma ação civil movida pela família de Ronald Goldman. Nela, o acusado teve que indenizar financeiramente os herdeiros das vítimas.
Naquela época, o valor acordado era de 35,5 milhões de dólares (cerca de 192 milhões de reais), mas ele pagou apenas pouco mais de 132 mil dólares (aproximadamente 715 mil reais) em cotação atual.
Já em 2008, a situação foi diferente. O júri considerou O.J. culpado de 12 acusações, pelas quais ele recebeu uma sentença entre 9 e 33 anos de prisão.

6) American Crime Story: qual foi o papel de Robert Kardashian no caso O.J. Simpson?
Robert Kardashian, pai das irmãs Kourtney, Kim e Khloé Kardashian, desempenhou o papel de advogado de defesa de O.J. Simpson. Ele atuou durante o julgamento em que o ex-jogador de futebol foi julgado pelo crime de Nicole Brown e Ronald Goldman.
7) American Crime Story: como é a vida de O.J. Simpson agora?
Atualmente, O.J. Simpson vive em um condomínio fechado, em Las Vegas. Ele se mudou após sair da prisão, em 2017, e vivia em regime de liberdade condicional. Da sentença que recebeu, em 2008, por assalto à mão armada e sequestro, ele cumpriu apenas nove anos.
Em fevereiro de 2022, foi confirmado que o ex-atleta tinha se tornado "um homem completamente livre", depois da Junta de Liberdade Condicional de Nevada ter levado em consideração sua boa conduta nos últimos anos.

American Crime Story: As histórias de O.J. Simpson, Gianni Versace e Bill Clinton estão no Star+
Além do caso midiático de O.J. Simpson (interpretado por Cuba Gooding Jr.), no Star+ também é possível conferir as outras duas temporadas de American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace e Impeachment.
A segunda temporada analisa os acontecimentos antes e depois do assassinato do lendário estilista Gianni Versace (Édgar Ramírez) pelas mãos de Andrew Cunanan (Darren Criss), em 1997.
Já a terceira fala sobre o processo de impeachment pelo qual o ex-presidente Bill Clinton (Clive Owen) passou, após uma investigação que começou como resultado de seu envolvimento com a estagiária Monica Lewinsky (Beanie Feldstein) durante a década de 1990.