De atuações marcantes a retratos honestos das adversidades encontradas por professores, a série chega a sua 2ª temporada repleta de prêmios. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
A premiada série Abbott Elementary, exclusiva do Star+, vem conquistando cada vez mais o coração dos críticos e público ao redor do mundo desde sua estreia, em 2021.
A série de comédia vem recebendo elogios não só pelas piadas (excelentes) mas também por retratar o cotidiano de professores de forma positiva e bem humorada, sem cair em estereótipos e clichês.
Para conhecer melhor os motivos de Abbott Elementary estar recebendo tanta atenção da crítica, reunimos aqui algumas das melhores razões para você começar a assistir essa série que já levou três Emmys®, dois Critic Choice Awards, três Globos de Ouro® e um SAG Awards.

Abbott Elementary é uma série ao estilo “mockumentary”
Abbott Elementary é um sitcom em formato “mockumentary”. Isso quer dizer que a produção finge ser um documentário retratando de forma espontânea as situações do dia-a-dia, ao mesmo tempo que oferece momentos em que cada personagem fala diretamente com a câmera, chamados na ficção de confessions – quebrando a quarta parede.
Muitas séries de comédia fizeram sucesso usando esse tipo de formato, algumas exclusivas do Star+ como as também divertidas Modern Family e What We Do in the Shadows.
Com esse formato, a série se propõe a acompanhar a vida dos professores de uma escola pública predominantemente negra da Filadélfia que enfrenta constantes problemas financeiros.

Abbott Elementary: a premissa da série
A maioria dos professores não dura mais de dois anos no local, mas nossa protagonista, Janine Teagues (interpretada pela própria criadora da série, Quinta Brunson) é uma das resistentes.
Ansiosa por agradar, Janine anseia pela aprovação de veteranos do estabelecimento, como a formidável professora de jardim de infância Barbara (Sheryl Lee Ralph), que é uma ótima profissional, mas luta para controlar sua sala de aula.
Ela e seu amigo Jacob (Chris Perfetti), que tem ainda menos capacidade que ela em controlar os estudantes, que fazem da vida dos professores mais sérios ou desiludidos uma verdadeira confusão com suas técnicas de ensino.

Abbott Elementary faz um retrato importante da precariedade da educação
Ao abordar o cotidiano de uma escola periférica, a série ganhou destaque pela sua abordagem importante e original de questões como racismo e etarismo, mas principalmente sobre a precarização do ensino público nos Estados Unidos.
“Abbott Elementary não é fútil nem cínica em seu tratamento de questões sistêmicas importantes, um ato de equilíbrio impressionante que realmente merece a aclamação que recebe”, diz Alison Herman, do site norte-americano The Ringer.
“Abbott Elementary consegue nos lembrar do valor de professores dedicados que cuidam de seus alunos, mesmo quando seus próprios empregadores não se importam com eles”, explica Dan Einav, do jornal inglês Financial Times.

Em Abbott Elementary é fácil se identificar com os professores
“Somos assistentes sociais. Somos terapeutas. Somos segundos pais”, diz uma das personagens durante um episódio da série. “Pode não ser a fala mais engraçada do programa, mas talvez seja a mais verdadeira”, afirma Einav.
A professora britânica Charlotte Sometimes disse para o Financial Times que “nada na televisão ou no cinema jamais mostrou nossa profissão com tanta seriedade, sem cinismo ou melodrama enjoativo”.
“Com cerca de 50% dos professores no Reino Unido dizendo que planejam deixar a profissão nos próximos cinco anos, talvez essa série extraordinária possa servir como um lembrete de por que fazemos isso, mas mais importante, que possa servir como uma chamada oportuna de o quanto nossas instituições educacionais e profissionais precisam de apoio”, diz Charlotte.

Abbott Elementary é uma comédia original
Apesar do assunto sério, Abbott Elementary consegue usar a comédia de forma inteligente, segundo os críticos. “É ficção em sua forma mais brilhante, usando a fórmula de sitcom a seu favor”, diz Cristina Escobar, do site Roger Ebert.
“Cada episódio apresenta Janine tentando melhorar algo sobre a Abbott Elementary. Seus esforços nunca saem como planejado, já que nada é simples quando se trata de educação”, explica.
“Abbott Elementary merece pontos por fazer o mockumentary parecer novo novamente”, diz Emily St. James, do site Vox. “A série repensou sutilmente a abordagem do material para que ele nunca parecesse estagnado”.
“Sinceramente, demorei alguns minutos para perceber que estava assistindo a um mockumentary, de modo que a produção mexe com o formato com sucesso”, afirma Emily.

Uma protagonista que conquista o público em Abbott Elementary
Para a crítica Emily St. James, o trunfo da série é justamente sua protagonista Janine, personagem da autora Quinta Brunson. Segundo a jornalista, a maior parte das comédias no estilo de Abbott Elementary se centram em personagens absurdos que ajudam a agitar seus locais de trabalho.
No caso de Janine, ela é alguém comum que está tentando fazer o seu melhor enquanto se vê às voltas de personagens mais malucos. “Parte disso é porque Brunson interpreta Janine e sabe exatamente o que será engraçado em sua voz específica, ela aumenta a natureza ansiosa de Janine apenas o suficiente na maioria das cenas, então ela parece um pouco mais intensificada”, afirma.
“Mas a principal razão pela qual a escolha de Janine como protagonista funciona, é devido às apostas dramáticas muito diferentes da série em comparação com a maioria das outros sitcoms”, explica Emily, se referindo ao fato da escola estar em decadência.

Abbott Elementary traz atuações que impressionam
“Abbott Elementary é principalmente um bom mostruário para mulheres extremamente talentosas e engraçadas e aposto em qualquer comédia que tenha a inteligência de alavancar os incríveis talentos de Sheryl Lee Ralph”, diz Nina Retz, do Chicago Tribune, sobre a atriz vencedora do Emmy.
“Brunson está criando uma premissa que é brilhante e complicada. Ao mesmo tempo, é muito engraçada, já que mistura o humor físico com boa escrita”, diz Esther Zuckerman, do site norte-americano Thrillist.
“Brunson e os outros atores não estão imitando atores conhecidos por papéis nesse tipo de série. Eles estão se divertindo encontrando sua própria voz dentro desses arquétipos, agora familiares, como um músico de jazz tocando uma melodia popular”, elogia Alan Sepinwall, da revista Rolling Stone.
“Desde o primeiro episódio, a série de Quinta Brunson nos leva para um cenário que objetivamente não é engraçado e encontra uma veia de humor inspirado nessa adversidade”, conclui Melanie McFarland, do site Salon.com.

Veja a 2ª temporada de Abbott Elementary no Star+
Não perca a 2ª temporada de Abbott Elementary, disponível a partir do dia 22 de março exclusivamente no Star+.
E enquanto isso, aproveite para maratonar os treze episódios da 1ª temporada no streaming e ficar por dentro de tudo o que acontece nesta escola!