A série estrelada por Claire Danes e Jesse Eisenberg traz a história de um casal divorciado que tem a vida afetada após o desaparecimento da mulher. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
A nova série exclusiva do Star+, A Nova Vida de Toby, conta com atuações brilhantes de Jesse Eisenberg, Claire Danes e Lizzy Caplan. A produção norte-americana vem recebendo várias críticas positivas ao redor do mundo e vem sendo considerada uma das melhores surpresas do início do ano.
Seja por conta do roteiro afiado de Taffy Brodesser-Akner baseado em seu próprio livro homônimo, escrito em 2019. Ou pelo carisma dos personagens principais ou, até mesmo, pelas críticas ao classicismo e aos papéis de gênero, a série se tornou a nova opção para quem busca conteúdo inteligente e de qualidade.
Entenda melhor do que se trata A Nova Vida de Toby e porque você não pode perder a nova série.
O enredo de A Nova Vida de Toby
Dividida em oito episódios, A Nova Vida de Toby é a história de Toby Fleishman (Jesse Eisenberg), um homem de 41 anos que se divorciou recentemente e está descobrindo o mundo da paquera virtual pela primeira vez na vida.
Uma nova promoção no hospital onde trabalha e a possibilidade de aventuras românticas motivam Toby a recomeçar a vida enquanto ele compartilha todas suas descobertas à narradora da história, sua melhor amiga da faculdade Libby (Lizzy Caplan).
Tudo muda quando, de repente, sua ex-esposa Rachel (Claire Danes) desaparece, deixando com Toby os dois filhos pequenos dos dois – que tiveram um relacionamento de 15 anos.

Um RX da sociedade em A Nova Vida de Toby
A princípio, Toby assume que o sumiço de Rachel pode ser apenas mais um momento de falta de consideração da ex, mas a suspeita e a ansiedade aumentam à medida que os dias se transformam em semanas e ele não recebe nenhuma notícia de Rachel.
Enquanto os episódios seguem e vamos tentando descobrir o que, afinal, aconteceu a ela, Brodesser-Akner analisa “com inteligência sem fim”, como comenta a crítica Lucy Mangan, do jornal inglês The Guardian, praticamente todos os mal-estares possíveis da vida moderna.
Segundo Lucy, a autora “disseca as divisões do trabalho doméstico, as mentiras no casamento, os danos causados pelo mito do ‘felizes para sempre’, a melancolia da meia-idade e as verdades sobre a maternidade”.
“De quem é a culpa?” É uma das questões de A Nova Vida de Toby
Para desvendar o desaparecimento de Rachel, Toby começa a repassar todo o relacionamento dos dois em busca de alguma pista que traga a ex de volta. Para isso, ele passa a consultar os amigos e conhecidos do casal.
É aí que a série começa a nos provocar. “Com Toby, entendemos que a história real pode não ser exatamente como nos lembramos”, afirma o site norte-americano The Daily Beast.
“É preciso lembrar que nossas decisões impactam todos ao nosso redor e cada um tem uma perspectiva diferente, não somos tão inocentes como parecemos”, diz o site em sua crítica sobre a série.
“É uma história sobre um homem que é obrigado a olhar para dentro de si mesmo, sua vida, sua família, seu trabalho, seus pais, seus amigos, seus amigos, a sociedade, os cafés e os idiotas que povoam seu mundo”, complementa Harriet Addison, do jornal inglês The Evening Standard.

Uma crítica à masculinidade tóxica em A Nova Vida de Toby
De acordo com alguns críticos, A Nova Vida de Toby oferece uma análise das políticas de gênero atuais, tentando repensar os papéis de homem e mulher em uma sociedade que, apesar dos progressos, permanece valorizando o patriarcado.
“A série funciona bem como uma dissecação da moral confusa do homem moderno e das mulheres que pagam a conta por sua indulgência”, explica o site Film Authority.
“É um olhar incisivo sobre a tão discutida ‘crise da masculinidade’ e a tensão entre visões progressistas e valores patriarcais na geração que agora está entrando na meia-idade”, como descreve o crítico Dan Einav, do jornal inglês Financial Times.
Segundo Dan, a série “encontra muito a dizer sobre o lugar e a percepção das mulheres na sociedade e a natureza desconcertante e irritante das relações monogâmicas em uma era que está tentando se afastar das antigas convenções”.
Dan Einav, porém, destaca que a série não fica apenas na crítica superficial. “A história tem grandes ideias, mas o tom do programa também é moldado por uma abundância de humor irônico, muitas vezes direcionado aos próprios personagens”, complementa.
As atuações marcantes de A Nova Vida de Toby
Contribuindo para a construção de personagens não só cômicos mas humanos, está o talentoso elenco da série, com destaque para o trio de protagonistas de Jesse Eisenberg, Lizzy Caplan e Claire Danes.
“Os três atores principais – todos maravilhosos – têm as melhores atuações que já vi deles em anos”, elogia Hannah Brown, do jornal israelense The Jerusalem Post.
“Eisenberg é perfeito como o homem nervoso, oprimido por seu próprio senso de moralidade e negligente com a neurose de sua esposa com a segurança financeira, típico de alguém privilegiado o suficiente para nunca ter se preocupado com isso”, diz a crítica Sophie Butcher, da revista britânica Empire.
“Claire Danes é seu contraponto ideal como Rachel, incorporando cada estágio do relacionamento com facilidade: o início do amor jovem e risonho, o trauma da nova maternidade, a apatia gelada de uma parceria fracassada”, continua Sophie.
“Talvez ainda mais fascinante seja a Libby (de Caplan). Uma dona de casa dos subúrbios que é a imagem distorcida de Rachel: apesar de ter tudo que queria, ela se pergunta onde a emoção da vida foi”, explica Butcher. “Caplan é magnética - uma presença inteligente, cínica e espirituosa”, afirma a crítica.

Uma série para fazer o público refletir
Devido ao caráter crítico da série, não é de surpreender que nossas percepções serão completamente transformadas ao longo dos episódios.
“Mais ou menos na metade de A Nova Vida de Toby, somos pegos de surpresa: esta não é a série de streaming que você pensou que estava assistindo”, afirma Wenlei Ma, do site News Australia.
“É uma série furtiva e sutil que o conduz a um entendimento apenas para puxar seu tapete e desafiar o público a examinar seus próprios preconceitos”, complementa.
“Seria fácil transformar Toby, Rachel, Libby em estereótipos, mas a série reconhece a complexidade humana e habilmente nos faz ficar investidos na vida de pessoas aparentemente insuportáveis”, afirma Dan Einav, do Financial Times.
“Pode zombar dos absurdos específicos de uma existência privilegiada, mas também sabe que as dolorosas experiências de ver um amor morrer, de sentir-se perdido e incapaz de se comunicar, são universais”, conclui o crítico inglês.
Veja online A Nova Vida de Toby
Os oito episódios de A Nova Vida de Toby já estão disponíveis no Star+. Acompanhe a trajetória dos personagens em um enredo que aborda temas universais como casamento, amor, amizade e família.