Descubra 5 curiosidades sobre a vida da rainha Anne, personagem principal retratada no filme que acaba de estrear no Star+. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
O premiado longa-metragem A Favorita, que estreou com exclusividade no Star+, retrata momentos-chave da vida da rainha Anne, monarca que comandou a Inglaterra no início do século 18 e teve uma vida bastante conturbada.
Na ficção, Anne é interpretada por Olivia Colman – vencedora de um Oscar® por essa atuação, a trama mostra a relação próxima da rainha com duas de suas primas. São elas a duquesa de Marlborough, Lady Sarah Churchill – vivida por Rachel Weisz –, e a ambiciosa criada Abigail Hill, papel de Emma Stone.
Só que nem tudo apresentado neste longa é fiel à realidade. Há muitos elementos ficcionais na suntuosa produção dirigida pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos – que acabou indicada a 10 categorias no Oscar® de 2019.
A história se passa entre 1702 e 1717, época em que os ingleses estavam em guerra com a França e a rainha Anne governava Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Mas, afinal, o que é real na história que A Favorita apresenta? Descubra aqui 5 fatos curiosos e verdadeiros sobre a rainha Anne – todos presentes no filme.

A Favorita: a rainha Anne perdeu 17 filhos
Um dos fatos que impactam a narrativa do filme e que realmente aconteceu na vida da rainha Anne é bem triste. Ela realmente sofreu diveros abortos e perdeu 17 filhos entre perdas espontâneas, natimortos e bebês que até chegaram a sobreviver ao parto, mas faleceram ainda crianças.
Anne se casou com o príncipe George da Dinamarca em 1683, quando engravidou pela primeira vez, sendo que sua última gestação foi aos 35 anos, em 1699. Apenas um filho do casal chegou aos 11 anos de idade, o príncipe William, mas ele teve uma infância problemática e faleceu após uma febre repentina. Em 1714, a rainha morreu sem deixar nenhum herdeiro.

A Favorita: a rainha Anne tinha sérios problemas de saúde
A monarca teve uma saúde frágil ao longo de toda a vida. Segundo a biografia “Queen Anne: The Politics of Passion”, da escritora Anne Somerset (na qual o roteiro de A Favorita se baseou em muitos pontos), Anne sofreu com várias doenças desde a infância.
A rainha teve um problema oftalmológico ainda criança, o qual lhe causava dores e um lacrimejar constante. Os tratamentos equivocados da época resultaram em sequelas no rosto de Anne, como uma contração no lábio superior.
Para completar, ela ainda teve catapora na adolescência; além de gota e artrite nas articulações já adulta. Esse foi um dos motivos que levou a rainha a sofrer com muitas dores, dificuldade de locomoção e a ficar obesa (fato que não é muito explorado no filme).
Em A Favorita vemos Anne sofrer com dores no corpo e ser conduzida em uma cadeira de rodas.

A Favorita: a rainha Anne trocava as cartas íntimas com Sarah
O longa conta como Sarah trocou diversas cartas de conteúdo íntimo com a rainha Anne. Segundo um livro de memórias publicado pela própria duquesa em 1742, e chamado “An Account of the Conduct of the Dowager Duchess of Marlborough from Her First Coming to Court the Year 1710”, elas realmente enviaram elogios uma a outra por correspondência e durante um longo período.
Já de acordo com o que diz Ophelia Field, biógrafa da duquesa Sarah Churchill, em uma reportagem para a rede BBC inglesa, as cartas tinham uma linguagem romântica comum da época, que mostrava a amizade existente entre elas durante toda a vida. Contudo, nada insinuava um relacionamento amoroso entre as duas, como mostra o filme.

A Favorita: a rainha deu um palácio de presente para Sarah
Bem no início do longa-metragem, vemos a rainha fazendo uma surpresa à duquesa ao mostrar a maquete de um enorme palácio que ela pretendia dar para Sarah de presente. E na vida real Anne realmente ofereceu este grande palácio, em Woodstock, como prêmio. Mas o escolhido acabou sendo o Duque de Marlborough, marido de Sarah.
Isso porque o duque era o chefe das tropas inglesas na guerra contra a França e ele tinha conquistado uma importante vitória na batalha. De acordo com a biografia da rainha, Anne foi pressionada pelo Parlamento a construir algo que valorizasse as conquistas de John Churchill neste combate.

A Favorita: a rainha se envolveu no casamento secreto de Abigail
Em A Favorita, a chegada ao castelo da ambiciosa Abigail Hill, uma serviçal que se torna “queridinha” da rainha, coloca em risco a posição privilegiada de Sarah. Abigail existiu e era realmente uma prima distante da duquesa. A jovem se tornou próxima da monarca e acabou influenciando Anne politicamente por um certo período.
Outro fato real que está no filme é o casamento secreto entre Abigail com Samuel Masham, um general britânico da corte da rainha Anne. A união realizada em 1707 ocorreu em segredo, sem Sarah e boa parte da corte ter conhecimento, mas com a ajuda financeira e até a presença da rainha Anne.
A Favorita é uma produção primorosa e premiada, com atuações impressionantes sobre uma história que vale a pena ser vista (ou revista). Não deixe de conferir o filme disponível no Star+!