Recurso popular das produções audiovisuais, a quebra da quarta parede deixa o público mais perto da história a que está assistindo.
O recente sucesso de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis no Disney+ trouxe ao público um curioso recurso audiovisual: a quebra da quarta parede. E há vários filmes e séries no Star+ que utilizam o mesmo artifício.
Mas você sabe o que significa dizer que uma produção “quebra a quarta parede”? Entenda, a seguir, o que é este mecanismo e veja uma lista de títulos disponíveis no Star+ para conferir as muitas maneiras como ela pode se apresentar numa trama.
O que é quebrar a quarta parede?
Visualize uma sala de teatro. De acordo com o Cambridge Dictionary, a chamada quarta parede é uma divisória imaginária entre o público que assiste à peça, no caso do teatro, ou à ação que se desenrola. Isso porque, tradicionalmente, os personagens ignoram a presença de uma plateia quando atuam.
Portanto, a quebra da quarta parede acontece quando um ou mais personagens rompem essa tradição e se dirigem diretamente ao público.
Como se estivesse consciente de ser observado, ele pode desde simplesmente olhar para o espectador ou fazer um gesto, e até mesmo falar com quem assiste. E isso pode acontecer em filmes, séries – e mesmo HQs e livros.

Psicose e sua sutil quebra da quarta parede
Realizado pelo Mestre do Suspense, Alfred Hitchcock, Psicose (1960) ainda hoje é um dos maiores clássicos do cinema. E em sua trama, há um momento breve, porém intenso, de quebra da quarta parede.
Ele acontece quando Norman Bates (Anthony Perkins), preso, olha e sorri cinicamente para o público, enquanto sua mãe diz ao policial que ele seria incapaz de matar uma mosca.

Deadpool arrebenta a quarta parede
Já em Deadpool(2016) a sutileza é deixada de lado e qualquer divisória com o público é rompida A interação do personagem de Ryan Reynolds com quem o assiste é grande ao longo de toda a trama deste divertido super-herói.

Alta Fidelidade quebra a quarta parede em dose dupla
Estrelado por John Cusack, o filme Alta Fidelidade (2000) conquistou fãs ao trazer o jovem que trabalha em uma loja de discos conversando com o público - literalmente - sobre seus relacionamentos amorosos.
A narrativa em primeira pessoa foi mantida na adaptação da história em série. Já no seriado Alta Fidelidade (2020) é a atriz Zoe Kravitz quem faz o papel da jovem que conta sua vida amorosa.

Clube da Luta também rompe a quarta parede
Um dos principais fatores que levou Clube da Luta (1999) a se tornar um clássico é sua estrutura narrativa.
O recurso de apresentar Tyler Durden (Brad Pitt) falando diretamente ao público tem grande importância. Quem assiste ao longa se sente dentro da trama e, consequentemente, parte do clube.

A queda da quarta parede em Psicopata Americano
Assim como Clube da Luta, Psicopata Americano (2000) traz essa proposta de colocar o personagem conversando diretamente com o espectador, fazendo deste uma espécie de cúmplice.
Enquanto a trama se desenrola, Patrick Bateman (Christian Bale) interrompe a ação para se dirigir ao público, dando, inclusive, sua opinião sobre o que está acontecendo.

The Office mostra como a comédia pode quebrar a quarta parede
A quebra da quarta parede é bastante utilizada em filmes de suspense. No entanto, a série The Office (2005) provou que a comédia também tem muito a ganhar com isso.
O estilo “falso documentário” já faz com que os personagens várias vezes falem diretamente com a câmera.
Assim, ao longo dos dias na Dunder Mifflin, é difícil saber se Michael Scott (Steve Carell), Jim Halpert (John Krasinski), Pam Beesly (Jenna Fischer) e companhia estão falando para o programa ou diretamente com quem está assistindo.