Dramas, suspense, distopias e aventuras… Confira algumas boas adaptações literárias disponíveis no serviço de streaming. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Os fãs de grandes obras literárias muitas vezes podem acompanhar alguns de seus livros preferidos em adaptações para filmes e séries. E algumas das melhores histórias em papel criaram vida e fazem parte do exclusivo catálogo do Star+.
De grandes suspenses com crimes misteriosos, passando dramas entre casais a distopias terríveis, o serviço de streaming tem conteúdo para todos os gostos.
Confira sete séries e filmes baseados em livros disponíveis para os assinantes de Star+:

The Handmaid’s Tale
The Handmaid's Tale é uma série baseada no livro escrito pela canadense Margaret Atwood em 1985: “O Conto da Aia”. A obra da famosa autora canadense inspirou especialmente a primeira temporada da série, e por isso, mesmo os que já leram o livro terão grandes surpresas acompanhando a produção.
A série conta a história da vida na sociedade distópica de Gilead, um país criado em um futuro próximo e localizado em parte de onde era os Estados Unidos e governado por um regime fundamentalista que trata as mulheres como propriedade do Estado e enfrenta uma queda na taxa de natalidade.
As poucas mulheres que ainda são férteis são tratadas como reprodutoras a fim de repovoar o novo país e são chamadas de “aias” e forçadas à escravidão sexual pelos homens mais poderosos de Gilead, os Comandantes.
Uma dessas aias é June Osborne (Elisabeth Moss) – peça-chave na trama ao mostrar resistência à opressão e lutar como pode para sobreviver, ser livre e resgatar a filha que foi tirada de seu convívio.

Conversas Entre Amigos
Baseado na obra da escritora Sally Rooney, Conversas Entre Amigos acompanha Frances (Alison Oliver), uma jovem inglesa de 21 anos lidando com seus novos relacionamentos. O livro homônimo foi o primeiro de Rooney, lançando-a ao estrelato literário em 2017.
Enquanto participavam de uma roda de poesia, Frances e Bobbi (Sasha Lane), sua ex-namorada e agora melhor amiga, conhecem Melissa (Jemima Kirke), uma fotógrafa talentosa.
Essa nova amizade irá abrir um novo mundo para as duas. As coisas, no entanto, se tornam cada vez mais complicadas quando Francis se vê envolvida com o marido da nova amiga, Nick (Joe Alwyn).

Garota Exemplar
O filme Garota Exemplar é baseado no livro de mesmo nome da autora norte-americana Gillian Flynn, lançado em 2012, que se tornou imediatamente um sucesso de vendas e crítica com sua misteriosa trama sobre um casamento problemático.
Tudo começa quando, sob circunstâncias curiosas e suspeitas, um ex-jornalista de Nova York, Nick Dunne (Ben Affleck), descobre que sua casa no Missouri foi invadida e sua popular esposa, Amy (Rosamund Pike), inexplicavelmente desapareceu.
Em meio a um frenesi da mídia, inevitavelmente, a vida de Nick fica sob os holofotes, enquanto a polícia investiga cada vez mais fundo a sua imagem de “marido perfeito”. Como resultado, meias-verdades e mentiras completas envolvem Nick cada vez mais em uma realidade nebulosa onde nada é o que parece.

Sem Saída
Adaptado fielmente do romance homônimo de 2017 do escritor Taylor Adams, o filme Sem Saída se passa durante uma noite escura e tempestuosa em uma parada de descanso à beira da estrada.
À medida que uma nevasca se aproxima, um grupo excêntrico de estranhos acaba se encontrando nessa parada de estrada – até que os eventos da noite transformam seu refúgio em uma cena de crime.
Entre os viajantes está a viciada em drogas em recuperação Darby (Havana Rose Liu), que está desesperada para ver sua mãe moribunda; uma motorista de van um pouco lenta e infantil, e Ed, de Dennis Haysbert, um ex-fuzileiro naval que está viajando com sua esposa, Sandi (Dale Dickey).
Enquanto eles se refugiam do frio, Darby descobre um sequestro em andamento, o que significa que um criminoso possivelmente homicida está entre eles.

Maze Runner - Correr ou Morrer
Maze Runner - Correr ou Morrer é um filme de 2014 baseado no livro de mesmo nome escrito pelo autor James Dashner em 2009 – que fez uma série de obras “Maze Runner”. O longa é uma distopia enigmática onde acompanhamos jovens lutando para sobreviver em um ambiente hostil.
Acordando em um elevador, sem se lembrar de nada de seu passado, Thomas (Dylan O’Brien) emerge em um mundo de cerca de trinta adolescentes, todos sem memórias do passado, que aprenderam a sobreviver sob seu próprio conjunto de regras em um ambiente completamente fechado, subsistindo de sua própria agricultura e suprimentos.
Com um novo garoto chegando a cada trinta dias, o grupo fica no lugar por três anos tentando encontrar uma maneira de escapar pelo labirinto que cerca seu espaço de vida (patrulhado por monstros ciborgues chamados).
Eles começam a perder a esperança quando, de repente, uma garota em coma chega com uma nota estranha. É então que tudo começa a mudar com os meninos se dividindo em duas facções: aqueles dispostos a arriscar suas vidas para escapar e aqueles que querem se agarrar ao que têm e sobreviver.

Em Nome do Céu
A série lançada em 2022, Em Nome do Céu é uma adaptação do livro de 2003, “Pela Bandeira do Paraíso: Uma História de Fé e Violência”, de Jon Krakauer. A série acompanha as investigações sobre um duplo assassinato real cometido por motivações religiosas em 1980, no estado de Utah, nos Estados Unidos.
Na série acompanhamos o ator Andrew Garfield no papel do detetive Jeb Pyre, responsável por investigar o homicídio cometido pelos irmãos Ron e Dan Lafferty (Sam Worthington e Wyatt Russell, respectivamente), membros de uma vertente fundamentalista dos mórmons.
Além de detalhar a vida da vítima, Brenda Lafferty (Daisy Edgar-Jones)e os crescentes problemas da família Lafferty, tanto livro como série buscam mostrar como as ilusões de grandeza dos dois irmãos influenciaram suas ações.

Dopesick
A premiada minissérie Dopesick conta a verdadeira história da crise de opióides nos Estados Unidos durante o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Baseada no livro best-seller “Dopesick: Dealers, Doctors and the Drug Company that Addicted America” da escritora Beth Macy, o drama aborda como a farmacêutica Purdue Pharma promoveu um analgésico altamente viciante, considerado responsável pela crise que causou meio milhão de mortes por overdose nos Estados Unidos desde 1999.
Na série, o ator Michael Keaton interpreta um médico em uma pequena cidade. Ele e a policial Bridget Meyer do setor de antinarcóticos, interpretada por Rosario Dawson, começam a descobrir a crise e tentam encurralar os culpados pela situação.